Início » Utilidade Pública » Como registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br

Categorias

Utilidade Pública

Como registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br

A partir do dia 1 de Setembro de 2014 o consumidor de todo o país terá mais um aliado para registrar reclamações através da internet, trata-se do site consumidor.gov.br que foi criado pelo governo para permitir que o cidadão registre reclamações através da internet, dessa forma é possível resolver muitos problemas sem que seja necessário entrar na justiça. O site foi criado com o intuito de levar os serviços do Procon para todo o país, visto que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 800 contam com escritórios do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Nesta semana precisei registrar uma reclamação contra uma prestadora, então resolvi elaborar um tutorial passo a passo, para aqueles que também precisarem fazer algum registro no site.

site-consumidor-gov

O site de reclamações possui a adesão de mais de cem empresas, entra elas bancos, financeiras, operadoras de telefonia, companhias aéreas, dentre outras. Por se tratar de um serviço mantido pelo Estado só é possível registrar reclamações contra empresas que fizeram a adesão, porém, o número de empresas cadastradas não para de crescer, conforme divulgação do Governo.

 

Como registrar uma nova reclamação – passo a passo

Em apenas alguns passos você poderá registrar sua reclamação no site do Governo, veja:
Passo 1: Acesse o site Consumidor.gov.br
Passo 2: Selecione a opção [Cadastre-se] para ter acesso ao formulário de inscrição e cadastramento de uma senha de acesso.
consumidor-gov-passo-1
Passo 3: Preencha ao formulário com seus dados e também escolha uma senha para acessar o site;
consumidor-gov-passo-2
Passo 4: Após realizado o cadastro e feito o login, digite o número da empresa ou prestador de serviço que você quer reclamar.
consumidor-gov-passo-3
Passo 5: Após localizar a empresa você será direcionado a uma página com o histórico de reclamações, bem como os números de solicitações atendidas, resolvidas e a média de nota dada pelo consumidor. Selecione “Registrar Reclamação” para criar uma nova;
consumidor-gov-passo-4
Passo 6: Na próxima tela você precisará descrever o problema com a maior riqueza de detalhes possível. É permitido inclusive que você adicione alguma imagem ou arquivo (caso considere necessário). Recomendamos que por mais bravo que você esteja não escreva palavrões, pois lembre-se que sua reclamação será atendida por um funcionário da empresa e ele de certa forma pode não ter culpa, além disso a educação vai bem em qualquer lugar.
consumidor-gov-passo-5
Passo 7: Pronto! Após selecionar enviar reclamação você deverá aguardar o contato da empresa. O prazo de resposta depende da empresa a ser contactada, mas normalmente é de até dez dias.
consumidor-gov-passo-6

Essa é a primeira reclamação que registrei no site, vamos ver se ele funciona! Agora é esperar a empresa entrar em contato comigo para tratar do assunto. E você já registrou alguma reclamação no site? Foi útil? Comente abaixo