Início » Utilidade Pública » Como bloquear ligações de Telemarketing em SP

Categorias

Utilidade Pública

Como bloquear ligações de Telemarketing em SP

O Procon (Fundação de Proteção ao Consumidor) do Estado de São Paulo criou uma ferramenta online para resolver um problema de muitos consumidores, trata-se do bloqueio de telemarketing, uma ferramenta que permite cancelar o recebimento de ligações com oferta de assinatura de produtos e/ou venda de serviços. O serviço coloca o seu número em uma “lista negra” de telemarketing, assim, as empresas ficam impedidas de entrar em contato com você.

bloqueio-telemarketing-sp
O serviço é gratuito e está disponível para celulares e telefones fixos com DDD do Estado de São Paulo, o que contempla os DDD’s 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. Após o cadastramento é necessário aguardar 30 dias para que o seu número entre no cadastro que impede ligações do tipo.

As ligações são, em sua maioria, inoportunas, pois tomam o tempo do consumidor, muitas das vezes o atendente fica tentando convencer o consumidor a contratar determinado produto e/ou serviço.

O serviço é válido para todo o Estado de São Paulo nos DDDs que foram listados acima, o que inclui a capital paulista, interior e litoral.

COMO FAZER O BLOQUEIO

Simples, acesse o site PROCON SP Bloqueio de Telemarketing e faça um cadastro gratuito, posteriormente, inclua todos os números de telefone de sua titularidade.
bloqueio-telemarketing-sp
O seu número será colocado em uma “lista negra de telemarketing”, lista esta que as empresas que ligam oferecendo produtos e/ou serviços são obrigadas a consultar. Você pode incluir quantos números de telefone quiser, desde que todos eles sejam de sua titularidade.

Após 30 dias o usuário não deve mais receber ligações de telemarketing nos telefones que foram cadastrados na “lista negra”. Mas, se receber alguma ligação do tipo, basta efetuar uma denúncia por meio de uma reclamação no próprio site do Procon Estadual de São Paulo.

O Estado de São Paulo foi o primeiro a implantar o bloqueio de telemarketing, hoje o serviço está disponível na maioria dos estados. Antes do serviço o consumidor era “obrigado” a receber ligações com oferta de produtos, serviços, mudança de plano, telefonia, cartão de crédito, etc. Hoje o cidadão tem a opção de bloquear esse tipo de ligação pelo site do PROCON.