Início » Finanças » Como registrar uma reclamação no Banco Central do Brasil

Categorias

Finanças

Como registrar uma reclamação no Banco Central do Brasil

Se você está passando por algum problema com um banco, hoje vamos dar uma dica para que você possa resolver o seu problema. As vezes as instituições financeiras desrespeitam os direitos do consumidor e acabam gerando muito transtorno, seja por cobrança indevida, mau atendimento ao cliente, erro ou qualquer outro problema. Na matéria de hoje o site utilidade vai ensinar-lhe como reclamar diretamente no Banco Central do Brasil (BCB) que é uma instituição responsável por regular e fiscalizar os bancos e instituições financeiras que atuam em território nacional. O BCB é algo parecido com o que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é para as operadoras.

banco-central-brasileiro

Reclame primeiro no banco – Antes de registrar uma reclamação no Banco Central, é muito importante que o consumidor já tenha tentado todos os meios para resolver o problema junto a instituição financeira. O ideal é que o cliente registre uma reclamação no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que todo banco é obrigado a manter. Além disso algumas instituições financeiras também disponibilizam uma Ouvidoria, que é um canal para intermediar reclamações que não puderam ser solucionadas por outras esferas do atendimento.

Após registrar sua reclamação junto ao banco e mesmo assim o problema não for solucionado, nossa dica é registrar a reclamação no órgão regulador, que é a autoridade máxima do setor. Entre em contato com o Banco Central do Brasil seguindo as instruções apresentadas logo abaixo. É importante que para tanto, você possua pelo menos um procolo de atendimento registrado, para que ele seja anexado a reclamação. Caso você não tenha conseguido reclamar, poderá também encaminhar sua reclamação sem a necessidade de fornecer número de protocolo, porém, para resolver um problema pelo jeito mais fácil, recomenda-se primeiramente registrar a reclamação na própria instituição, para só depois utilizar o BCB.

Como reclamar no BC

A sua reclamação pode ser encaminhada de diversas formas, tais como, por telefone (mais comum), site, correspondência (carta) ou ainda pessoalmente nos postos de atendimento do Banco Central (BC) espalhados por todo o país, veja baixo os contatos:

  • Telefone: 0800-979-2345 (atendimento gratuito de todo o país);
  • Pela internet: www.bcb.gov.br
  • Correspondência: Banco Central do Brasil – Sede de Brasília Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Caixa Postal: 08670 – CEP 70074-900 – Brasília – DF.

Normalmente as reclamações feitas ao Banco Central costumam ser solucionadas rapidamente pelos bancos, porém caso o problema não seja solucionado nem mesmo por essa esfera, recomendamos que reclame no Procon (Fundação de Proteção ao Consumidor) ou então entre com um processo na justiça. Felizmente a maioria das reclamações costumam ser solucionadas pelo BCB.