Início » Finanças » Como consultar se DAS do Simples Nacional foi pago

Categorias

Finanças

Como consultar se DAS do Simples Nacional foi pago

Caso tenha uma empresa pelo Simples Nacional, ou seja, um MEI (Micro Empreendedor Individual) é importante realizar o pagamento da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) até o dia 20 do mês subsequente ao faturamento, tal guia inclui todos os impostos que a empresa precisa pagar e inclui também a contribuição obrigatória para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), nesta matéria ensinaremos como conferir pela internet se determinada guia do DAS foi paga, isto é, se o pagamento já foi compensado.

O contribuinte Pessoa Física ou Jurídica pode consultar pelo e-CAC da Receita Federal se o DAS (Documento de Arrecadação do Simples) ou DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) já teve o pagamento compensado.

O acesso pode ser feito com a utilização de Certificado Digital ou por meio dos dados do empresário (título de eleitor e recibo de entrega das duas últimas declarações de I.R – se aplicável).

COMO CONSULTAR SE O DAS FOI PAGO

Para consultar se o DAS (Documento de Arrecadação do Simples) foi pago basta acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal pelo site cav.receita.fazenda.gov.br, caso ainda não tenha cadastro basta selecionar a opção [SAIBA COMO GERAR O CÓDIGO DE ACESSO] e, posteriormente, seguir as instruções da página para a criação de um código de acesso e uma senha.

e-CAC
e-CAC da Receita Federal permite consultar comprovante de pagamento do DAS do Simples Nacional (divulgação)

Logado em sua área restrita você poderá clicar em [CONSULTA COMPROVANTE DE PAGAMENTO – DARF, DAS, DAE e DJE], tal como mostra a imagem abaixo, lá você poderá consultar os pagamentos que já foram registrados em seu CPF ou CNPJ.

Comprovante de Pagamento DAS
Empresas do Simples Nacional podem consultar comprovantes de pagamento do DAS pela internet no site da Receita Federal.

Caso seja MEI (Micro Empreendedor Individual) é possível emitir a segunda via e consultar os pagamentos efetuados pelo aplicativo MEI disponível para Android e IOS, quando o pagamento for compensado ele consta como PAGO (verde), Vermelho (em atraso), Amarelo (pendente de pagamento).

Caso queira tirar a segunda via do DAS da sua empresa basta acessar o Portal do Simples Nacional e selecionar SIMPLES SERVIÇOS > PGDAS (Programa de Geração do Documento de Arrecadação do Simples), o acesso pode ser feito pelo código de acesso ou então através de Certificado Digital.

O seu contador deve saber o código de acesso do Simples Nacional da sua empresa, com ele é possível ter acesso à emissão da primeira ou segunda via do DAS, envio de declarações, consultar DAS emitidos, pagos, ou pendente de pagamento.