Início » Finanças » Como consultar grátis pela internet se o nome está sujo

Categorias

Finanças

Como consultar grátis pela internet se o nome está sujo

Os brasileiros agora podem consultar via internet se o seu nome está incluído no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a iniciativa foi da Boa Vista, empresa que administra o banco de dados. A pesquisa poderá ser feita gratuitamente pela internet, através dela será possível descobrir se o consumidor possui alguma pendência financeira em seu CPF (Cadastro da Pessoa Física). Além da resposta positiva ou negativa referente a existência de pendências, o sistema também apresenta o nome do credor, valor da dívida e telefones de contato para que você realize uma negociação para reabilitar o seu crédito.

passo-4-consulta-cpf

A proposta do serviço é facilitar a vida do consumidor, isso porque agora ele não precisa mais comparecer até um posto de atendimento da Boa Vista (administradora do SCPC), basta realizar seu cadastro por meio da internet. Dessa forma ele terá acesso à sua situação financeira junto ao órgão de proteção ao crédito, para saber se está ou não com o nome sujo no mercado.

Nota: A consulta mencionada abaixo se refere apenas a consulta do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) que é um dos órgãos de proteção ao crédito que atuam no país. Ela é gratuita e poderá ser consultada apenas pelo próprio titular do CPF, não é permitido usar a plataforma do consumidor para consultar CPF’s de terceiros.

Procedimento para consulta

Acesse o site da Boa Vista – Consumidor Positivo através do link de acesso abaixo
Site: www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo
Na parte superior do site, selecione [Consulta gratuita do CPF]
passo-1-consulta-cpf
Na parte inferir da próxima página, localize o botão “Consultar Débitos no meu CPF”, que está na seção como funciona.
passo-2-consulta-cpf
A próxima etapa é fazer o login com seu e-mail e senha. Caso este seja seu primeiro acesso à plataforma, será necessário cadastrar-se utilizando a opção “Quero me cadastrar”. É importante que você crie uma senha para acessar o serviço e guarde-a em local seguro, pois é através dela que você conseguirá acessar a ferramenta posteriormente.
passo-3-consulta-cpf
Após concluir o seu login, selecione novamente, Consulta Gratuita do meu CPF > Consultar Débitos do Meu CPF.
passo-4-consulta-cpf
Na próxima página abrirá um formulário para que você possa concluir a consulta de seu CPF. No campo Código/Protocolo, é necessário informar o número enviado para o seu celular através de uma mensagem SMS, o número tem normalmente nove dígitos. Após informá-lo, aceite os termos da consulta e envie o formulário.
passo-5-consulta-cpf
Pronto! Na última tela já deve ser apresentado o resultado da consulta. No nosso exemplo, não tenho nenhuma pendência em meu CPF. Porém se houver ela será mostrada na página, bem como, nome do credor, total da dívida e canais para negociação.

passo-6-consulta-cpf

Gostou do post sobre Como consultar se o seu nome está sujo grátis pela internet? Então comente abaixo