Início » Direitos do Consumidor » Como solicitar gravação de atendimento da VIVO

Categorias

Direitos do Consumidor

Como solicitar gravação de atendimento da VIVO

Os clientes da Vivo podem obter a cópia do áudio dos atendimentos recebidos pelo telefone 1058 ou 10315 de forma gratuita, gravação pode ser enviada por e-mail ou correios.

Por uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia devem gravar todo e qualquer atendimento realizado junto ao cliente, dessa forma caso o consumidor seja mal atendido ele pode obter uma cópia do áudio da gravação. Neste artigo vamos falar sobre o procedimento para pedir a gravação de um atendimento recebido na operadora Vivo, por questões legais a operadora é obrigada a armazenar o áudio dos últimos seis meses, veja como solicitá-lo.

loja-da-vivo

O pedido da cópia de um atendimento é gratuito e pode ser solicitado pelo consumidor sempre que ele julgar necessário. A operadora é obrigada a enviar o arquivo com o áudio por Correios ou e-mail (de acordo com a preferência do consumidor), tal áudio pode ser utilizado para provar um mau atendimento recebimento, informação divergente ou até mesmo como prova em processos judiciais.

Solicitação da Gravação

Os clientes da operadora Vivo devem pedir a cópia do áudio de um atendimento pela Central de Atendimento ao Cliente, cujo telefone é o 1058 (Vivo Móvel) ou 10315 (Vivo Fixo), no ato do atendimento será necessário informar o protocolo do atendimento para o qual deseja obter a cópia da gravação, por essa razão é muito importante sempre anotar o número de protocolo recebido sempre no início da ligação.

Sem o protocolo de atendimento fica mais difícil obter a cópia da gravação de atendimento da Vivo, entretanto o cliente poderá também solicitar uma cópia do histórico de todos os protocolos no período, embora isso dificulte a localização visto que normalmente uma linha gera diversos protocolos no ato de solicitação, consulta ou alteração de qualquer produto ou serviço da linha.

Áudio corrompido – O arquivo com o áudio da gravação deve estar legível, isto é, não pode estar corrompido, caso isso aconteça o cliente deve entrar em contato com a operadora e informar o ocorrido com a gravação recebida, a operadora deve providenciar um novo áudio ao cliente, do contrário recomenda-se que o cliente registre uma queixa na Anatel através do telefone 1331 ou pela internet.

Dica: sempre que precisar entrar em contato com a operadora anote o número do protocolo do seu atendimento, pois ele é a prova documentada e registrada daquela ligação, através dele é possível provar que entrou em contato, registrar reclamações e até mesmo obter o áudio/gravação.