Está precisando descobrir se uma pessoa tem bens imóveis no nome? Através de uma busca no Cartório de Registro de Imóveis é possível ter acesso à Certidão de Registro Atualizada do (s) imóvel (is) que a pessoa tiver.
Caso precise descobrir se uma determina pessoa tem algum imóvel no nome, saiba que esse tipo de pesquisa pode ser feito sem burocracia, inclusive pela internet, basta que o interessado tenha o nome completo da pessoa e, se possível, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). A informação pode ser útil em caso de processos por danos morais e/ou cobrança de dívidas.
Caso tenha um processo da justiça com pedido de indenização por danos morais, pagamento de pensão alimentícia ou cobrança de dívida, a própria justiça pode pedir a quebra do sigilo dos dados de uma pessoa. Caso o juiz solicite informação sobre a pessoa à Receita Federal poderá ter a relação completa de bens móveis e imóveis que determinada pessoa tem no nome e, consequentemente, pedir a penhora do (s) bem (s) caso você ganhe a causa e a pessoa ainda assim não queira pagar.
COMO PESQUISAR SE FULANO TEM IMÓVEL NO NOME
Há duas opções: pela internet via Cartório 24 Horas ou então pessoalmente no município em que deseja descobrir. A opção mais acessível é comparecer no Cartório de Registro de Imóveis do seu município, basta dizer que deseja fazer uma busca para saber se determinada pessoa tem bens imóveis no nome.
O custo desse tipo de consulta no Cartório de Registro de Imóveis varia de acordo com o município, geralmente custa entre R$3,20 e R$60,00. Por esse valor o interessado conseguirá obter uma cópia atualizada da Certidão de Registro do imóvel, se houver. O custo é por registro que for encontrado, então se a pessoa e/ou empresa tiver vários bens no nome, prepare-se para pagar várias taxas.
É comum que os municípios tenham mais de um cartório de registro de imóvel. Exemplo: 1º Cartório de Registro de Imóveis; 2º Cartório de Registro de Imóveis; 3º Cartório de Registro de Imóveis, etc. Geralmente os cartórios são responsáveis pelo registro de acordo com a região em que o imóvel está situado; exemplo: Zona Sul é Cartório X, Zona Norte é Cartório Y, e assim por diante.
Pesquise na internet quais são os cartórios disponíveis na sua cidade. Chegando lá você só precisará do nome completo ou CPF do proprietário para fazer a busca. Alguns cartórios não cobram pela busca, mas a pesquisa gratuita só dirá verbalmente se a pessoa tem ou não bens no nome, caso o interessado queira a (s) certidão (es) terá que pagar por cada certidão de matrícula atualizada.
O registro de imóveis é público, qualquer pessoa pode obter essa informação, basta solicitar ao cartório.
Caso precise de uma busca nacional, nossa recomendação é para que procure um advogado ou corretor de imóveis especializado, pois esse tipo de pesquisa pode custar caro, o ideal é fazer a pesquisa por prováveis municípios em que a pessoa tenha bens no nome.