Início » Documentos » Certidão » Como descobrir se uma pessoa tem bens imóveis no nome

Categorias

Certidão

Como descobrir se uma pessoa tem bens imóveis no nome

Está precisando descobrir se uma pessoa tem bens imóveis no nome? Através de uma busca no Cartório de Registro de Imóveis é possível ter acesso à Certidão de Registro Atualizada do (s) imóvel (is) que a pessoa tiver.

Caso precise descobrir se uma determina pessoa tem algum imóvel no nome, saiba que esse tipo de pesquisa pode ser feito sem burocracia, inclusive pela internet, basta que o interessado tenha o nome completo da pessoa e, se possível, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). A informação pode ser útil em caso de processos por danos morais e/ou cobrança de dívidas.

Caso tenha um processo da justiça com pedido de indenização por danos morais, pagamento de pensão alimentícia ou cobrança de dívida, a própria justiça pode pedir a quebra do sigilo dos dados de uma pessoa. Caso o juiz solicite informação sobre a pessoa à Receita Federal poderá ter a relação completa de bens móveis e imóveis que determinada pessoa tem no nome e, consequentemente, pedir a penhora do (s) bem (s) caso você ganhe a causa e a pessoa ainda assim não queira pagar.

Pesquisa de Bens Imóveis pelo nome completo
Registro de Imóvel é público, qualquer pessoa pode fazer a consulta de imóveis por nome completo da Pessoa Física ou empresa no cartório de registro de imóveis ou pela internet (divulgação)

COMO PESQUISAR SE FULANO TEM IMÓVEL NO NOME

Há duas opções: pela internet via Cartório 24 Horas ou então pessoalmente no município em que deseja descobrir. A opção mais acessível é comparecer no Cartório de Registro de Imóveis do seu município, basta dizer que deseja fazer uma busca para saber se determinada pessoa tem bens imóveis no nome.

O custo desse tipo de consulta no Cartório de Registro de Imóveis varia de acordo com o município, geralmente custa entre R$3,20 e R$60,00. Por esse valor o interessado conseguirá obter uma cópia atualizada da Certidão de Registro do imóvel, se houver. O custo é por registro que for encontrado, então se a pessoa e/ou empresa tiver vários bens no nome, prepare-se para pagar várias taxas.

É comum que os municípios tenham mais de um cartório de registro de imóvel. Exemplo: 1º Cartório de Registro de Imóveis; 2º Cartório de Registro de Imóveis; 3º Cartório de Registro de Imóveis, etc. Geralmente os cartórios são responsáveis pelo registro de acordo com a região em que o imóvel está situado; exemplo: Zona Sul é Cartório X, Zona Norte é Cartório Y, e assim por diante.

Pesquise na internet quais são os cartórios disponíveis na sua cidade. Chegando lá você só precisará do nome completo ou CPF do proprietário para fazer a busca. Alguns cartórios não cobram pela busca, mas a pesquisa gratuita só dirá verbalmente se a pessoa tem ou não bens no nome, caso o interessado queira a (s) certidão (es) terá que pagar por cada certidão de matrícula atualizada.

O registro de imóveis é público, qualquer pessoa pode obter essa informação, basta solicitar ao cartório.

Caso precise de uma busca nacional, nossa recomendação é para que procure um advogado ou corretor de imóveis especializado, pois esse tipo de pesquisa pode custar caro, o ideal é fazer a pesquisa por prováveis municípios em que a pessoa tenha bens no nome.