Início » Documentos » Cadastro Positivo pode violar a privacidade dos consumidores

Categorias

Documentos

Cadastro Positivo pode violar a privacidade dos consumidores

Projeto de lei quer tornar o Cadastro Positivo mandatório para todos os consumidores. Se aprovada a lei pode permitir quer as empresas compartilhem o pagamento de contas de todos os consumidores para cálculo do Credit Score.

Há um projeto de lei que quer tornar o cadastro positivo obrigatório para todos os consumidores, e não opcional como é hoje! Se tal lei for aprovada o consumidor brasileiro pode ter a sua privacidade invadida sem nenhuma garantia de que isso ajudará a baixar a taxa de juros. As empresas de proteção ao crédito são uma das principais defensoras do novo modelo de cadastro positivo, pois aumenta o número de informações que poderão ser coletadas dos consumidores para cálculo do Score (pontuação de crédito).

Projeto de lei quer tornar obrigatório a inclusão do CPF de todos os consumidores no Cadastro Positivo. Se aprovado o cadastro de bons pagadores deixará de ser opcional. (divulgação)

O Cadastro Positivo já existe, mas a sua adesão é opcional! Muitos dos consumidores que utilizam o cadastro relatam não terem sentido diferença na obtenção de crédito, tão pouco na taxa de juros de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

CADASTRO POSITIVO COLOCA EM RISCO A PRIVACIDADE DOS CONSUMIDORES

Caso o governo brasileiro torne obrigatório a inclusão de todos os consumidores no Cadastro Positivo ele violará a privacidade dos consumidores, uma vez que dará as empresas o direito de consultar e divulgar todas as contas dos consumidores. Caso o cidadão atrase seus pagamentos, poderá ter a pontuação do Credit Score refletida negativamente; já as contas pagas até a data de vencimento poderão ajudar a melhorar o Score (embora não haja nenhuma garantia de que isso acontecerá!).

O projeto de lei brasileiro aumentará o número de informações que são compartilhadas entre as empresas com fins de análise de crédito.

É importante lembrar que o consumidor nem sempre atrasa o pagamento de contas por vontade própria, algumas empresas, por exemplo, só entregam os boletos de cobranças por Correios e não possuem ferramentas de emissão de segunda via pela internet. Em caso de atraso de entrega dos Correios, por exemplo, o consumidor pode ser penalizado pelo novo Cadastro Positivo.

Além da violação de privacidade há outro problema, o consumidor que possui histórico de bons pagamentos poderá ser bombardeado com ofertas de crédito.