Início » Documentos » Declaração emitida em cartório substitui comprovante de endereço

Categorias

Documentos

Declaração emitida em cartório substitui comprovante de endereço

Quem não tem comprovante de endereço pode emitir uma declaração de residência em qualquer cartório.

No dia a dia o comprovante de endereço (comprovante de residência) é solicitado com muita frequência, sem ele fica difícil até conseguir documentos como: carteira de habilitação e título de eleitor. Infelizmente muitos brasileiros não possuem esse documento no nome e, para piorar, a maioria das empresas só aceitam declaração no nome ou de um dos pais. Neste artigo falaremos sobre a Declaração de Endereço com firma reconhecida em cartório, ela é de grande utilidade para esse tipo de consumidor pois pode substituir o comprovante de endereço.

Declaração de Endereço emitida em cartório pode substituir o comprovante de endereço.

A declaração de endereço – comprovante de endereço – serve basicamente para comprovar o endereço de residência de uma pessoa, ela é uma exigência legal para a abertura de contas bancárias.

Algumas empresas exigem que o comprovante de endereço seja um tipo de conta específica como: água e luz (energia elétrica), o que torna ainda mais difícil obter o documento para quem mora em um imóvel alugado ou cedido por terceiros.

O custo de uma declaração de endereço varia conforme o cartório, geralmente custa entre R$4,50 e, no máximo, R$30,00. Em alguns casos é preciso abrir uma firma (cadastro) no cartório para conseguir emitir esse tipo de documento.

Documentos necessários:

  • 2 documentos de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, passaporte, reservista, carteira funcional etc).
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou Averbação;

A emissão da declaração é feita na hora, geralmente os cartórios já possuem um modelo pronto, basta que o solicitante preencha um formulário e pague pelo reconhecimento da firma.

Por ser um documento reconhecido em cartório, ele possui credibilidade e, por isso, é aceito pela maioria das empresas, desde que a sua emissão tenha sido feita em, no máximo, 90 dias (3 meses).

Importante:

  • A declaração deve ser emitida no município em que o endereço é declarado;
  • A declaração de endereço não possui data de validade, mas as empresas costumam não aceitar documentos emitidos há mais de 90 dias;
  • Em 90% dos casos a declaração de endereço substitui o comprovante de endereço;