Quem não tem comprovante de endereço pode emitir uma declaração de residência em qualquer cartório.
No dia a dia o comprovante de endereço (comprovante de residência) é solicitado com muita frequência, sem ele fica difícil até conseguir documentos como: carteira de habilitação e título de eleitor. Infelizmente muitos brasileiros não possuem esse documento no nome e, para piorar, a maioria das empresas só aceitam declaração no nome ou de um dos pais. Neste artigo falaremos sobre a Declaração de Endereço com firma reconhecida em cartório, ela é de grande utilidade para esse tipo de consumidor pois pode substituir o comprovante de endereço.

A declaração de endereço – comprovante de endereço – serve basicamente para comprovar o endereço de residência de uma pessoa, ela é uma exigência legal para a abertura de contas bancárias.
Algumas empresas exigem que o comprovante de endereço seja um tipo de conta específica como: água e luz (energia elétrica), o que torna ainda mais difícil obter o documento para quem mora em um imóvel alugado ou cedido por terceiros.
O custo de uma declaração de endereço varia conforme o cartório, geralmente custa entre R$4,50 e, no máximo, R$30,00. Em alguns casos é preciso abrir uma firma (cadastro) no cartório para conseguir emitir esse tipo de documento.
Documentos necessários:
- 2 documentos de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, passaporte, reservista, carteira funcional etc).
- Certidão de Nascimento, Casamento ou Averbação;
A emissão da declaração é feita na hora, geralmente os cartórios já possuem um modelo pronto, basta que o solicitante preencha um formulário e pague pelo reconhecimento da firma.
Por ser um documento reconhecido em cartório, ele possui credibilidade e, por isso, é aceito pela maioria das empresas, desde que a sua emissão tenha sido feita em, no máximo, 90 dias (3 meses).
Importante:
- A declaração deve ser emitida no município em que o endereço é declarado;
- A declaração de endereço não possui data de validade, mas as empresas costumam não aceitar documentos emitidos há mais de 90 dias;
- Em 90% dos casos a declaração de endereço substitui o comprovante de endereço;