Nos municípios gaúchos já é possível fazer o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) sem precisar comparecer a uma delegacia de polícia, o serviço só é possível graças a Delegacia Online do Rio Grande do Sul que foi criada pela polícia civil e pela Secretária de Segurança Pública (SSP). Atualmente estão disponíveis cerca de sete tipos de registros, entre eles a perda, furto, ofensas, maus-tratos, pertubação de sossego, localização de objetos e acidentes de trânsito em que não há vítima lesionada. O serviço tem por objetivo diminuir a demanda e também dar mais agilidade no atendimento a população, já que hoje em dia grande parte da população do estado tem acesso a um computador com internet.
Por meio eletrônico só é permitido o registro das ocorrências listadas abaixo. O comunicante precisa ter mais de dezoito anos e possuir um endereço de e-mail para cadastro no site da Delegacia de Polícia Online RS.
Registros
- Perda, furto ou extravio de documentos, celulares ou objetos;
- Maus-tratos contra animais;
- Pertubação de sossego;
- Localização de objeto perdido;
- Acidente de trânsito sem vítima lesionada (apenas danos materiais);
É importante lembrar que a falsa comunicação e registro de ocorrência é considerado crime, podendo ser punido pelo artigo 340 do Código Penal Brasileiro.
Como fazer um BO pela internet
Para fazer o registro e consequentemente solicitar o documento, acesse www.delegaciaonline.rs.gov.br já na página principal selecione o tipo de ocorrência que deseja cadastrar, logo será solicitado o número do seu e-mail (endereço eletrônico) e também gerado um número de protocolo. O preenchimento do Boletim de Ocorrência é simples, recomendamos que informe o máximo possível de informações, pois é ele o registro do fato, que também serve para ajudar a polícia a investigar ou melhorar a segurança em determinada região.
A Delegacia Eletrônica do Rio Grande do Sul conta com uma equipe de retaguarda, é dela a função de validar ou não a ocorrência, gerando dessa forma o BO. A validação dos dados e consequente liberação do Boletim acontece em dias úteis, das 8h30 às 18h, mas o registro pode ser efetuado a qualquer momento pela internet. Caso necessite do documento com urgência, por favor compareça a uma Delegacia de Polícia mais próxima, pois a Delegacia Online por enquanto não dispõem de serviço de plantão 24 horas. Segundo a SSP há um estudo para acrescentar outros tipos de registro ao serviço, tal como já existem em alguns estados.