Início » Moradia Popular » Minha Casa Minha Vida » Como financiar um imóvel do Minha Casa Minha Vida sem sorteio?

Categorias

Minha Casa Minha Vida

Como financiar um imóvel do Minha Casa Minha Vida sem sorteio?

Nem toda faixa do programa Minha Casa, Minha Vida exige que o interessado seja sorteado. Há empreendimentos no qual é possível realizar o financiamento direto junto ao banco (CEF ou BB).

O programa habitacional Minha Casa Minha Vida já financiou milhares de imóveis em todo o Brasil. O que acaba afugentando muita gente do cadastro habitacional é o fato de algumas faixas exigirem que o interessado aguarde ser sorteado, o que – em alguns casos – pode levar anos ou até mesmo nunca acontecer. Neste artigo explicaremos sucintamente como financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida sem ter que depender de sorteio.

As casas e apartamentos do Minha Casa, Minha Vida que dependem de sorteio são aquelas cujo subsídio é maior e, em alguns casos, supera os 90% do valor do imóvel. A pessoa literalmente “ganha” um imóvel do governo, pois o valor da mensalidade para algumas famílias é de míseros R$25,00 por mês, algo que seria impossível se não fosse subsidiado com dinheiro público.

A faixa 1 e 1,5 são destinadas às famílias de baixa renda, são essas faixas que exigem que o interessado aguarde ser sorteado.

A faixa II, III e IV não depende de sorteio, pois funciona como se fosse um financiamento imobiliário convencional.

Logo Minha Casa Minha Vida
É possível adquirir um imóvel do Minha Casa MInha Vida com ou sem sorteio. Há faixas em que o financiamento pode ser feito diretamente com o banco após a escolha do empreendimento. (divulgação)

COMO FINANCIAR PELA FAIXA II, III OU IV DO MINHA CASA MINHA VIDA

A partir da faixa II o valor subsidiado pelo Governo Federal é bem menor do que na faixa 1 e 1,5, mas usar o Minha Casa, Minha Vida pode lhe proporcionar um financiamento mais barato, visto que a taxa de juros é diferenciada e há subsídio, dependo da sua renda familiar.

Para adquirir um imóvel por financiamento basta procurar no município em que deseja adquirir uma casa ou apartamento um empreendimento que seja aprovado pelo MCMV.

Não é difícil encontrar na sua cidade empreendimentos imobiliários que estejam dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Após escolher o imóvel basta dar entrada na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil (a construtura te direcionará para o banco daquele empreendimento). Caso a sua ficha cadastral seja aprovada o financiamento é liberado.

A documentação exigida varia de acordo com cada caso, mas, geralmente, é exigido o documento de identificação e comprovante de renda de todos que moram no mesmo núcleo familiar.

O processo junto ao banco pode demorar de 30 a 90 dias.

A faixa II e III foi criada para atender principalmente a classe média, que são famílias que podem assumir um financiamento imobiliário com parcelas mais próximas do valor de um aluguel. Na faixa I e 1,5 a mensalidade é quase que integralmente custeada pelo poder público.