Início » Documentos » Cartão do SUS » Como tirar a segunda via do Cartão SUS

Categorias

Cartão do SUS

Como tirar a segunda via do Cartão SUS

Para usufruir do atendimento público de saúde é indispensável ter o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) pois ele é um documento facilitador criado pelo Ministério da Saúde, através dele o órgão consegue manter um banco de dados com informações relevantes sobre o número de atendimentos, procedimentos realizados e informações sobre o estado de saúde do paciente através de um histórico dos registros, das ações e serviços da saúde (RASS), entre outros. Se você já fez o documento mas perdeu o cartão impresso, saiba como tirar uma segunda via.

cartao-do-sus-sistema-unico-de-saude

O requerimento da 2ª via deve ser feito em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), posto de saúde ou hospital público credenciado pela Secretária Municipal de Saúde para realizar o cadastro e atualizações. Pela internet também já é possível tirar a segunda via caso você possua acesso à área restrita, caso contrário você tem a opção de realizar gratuitamente o cadastro, no entanto será necessário efetuar a validação de forma presencial, para só então ter acesso as informações contidas na plataforma criada exclusivamente para o Cartão do SUS (CadSUS).

Onde tirar a segunda via

  • Solicitação da segunda via presencial – Pode ser feita nos Postos de Saúde, hospitais públicos e postos conveniados a Secretária de Saúde para este tipo de serviço. O pedido da 2ª via pode ser feito por qualquer pessoa que já realizou anteriormente o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
  • Solicitação da segunda via pela internet – Na internet também é possível obter a 2ª via do documento, pois na área restrita (login) é disponibilizado a visualização da imagem do cartão que pode ser imprimido pelo usuário. Porém o serviço só está disponível para quem tem cadastro validado no portal, se você ainda não fez o seu, poderá realizar, no entanto, a utilização dos serviços só será disponibilizada após a validação presencial do cadastro no site. Pois o sistema apresenta dados confidenciais, bem como as informações pessoais de saúde e o histórico de registro e ações médicas.

 

Processo pela internet

Acesse o Portal de Saúde do Cidadão do Ministério da Saúde
No menu lateral faça login com o número do seu Cartão do SUS e a senha cadastrada (veja imagem abaixo)
login-site-cartao-sus
Após realizado o login na área restrita selecione a opção [Impressão do Cartão Nacional de Saúde em papal A4]. Pronto! Será gerado a imagem do documento para impressão, se preferir você pode salvá-lo em seu computador.

Caso você não possua cadastro no site poderá realizá-lo gratuitamente, basta seguir o procedimento abaixo:
1º passo: Acesse o Portal do Cidadão
2º passo: Selecione a opção “Primeiro Acesso?” localizado na parte inferior da área de login.
Portal de Saúde do Cidadão
3º passo: Na página seguinte você visualizará o formulário de cadastro no qual são solicitadas as seguintes informações:

  • Número do Cartão (pode ser recuperado usando a ferramenta de consulta da direita do site)
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail;

4º passo: Após preencher todas as informações selecione [Obter acesso]. Note que na direita tem duas opções onde é possível recuperar o número do Cartão do SUS caso você não se lembre.
se-cadastrando-cartao-sus-online

5º passo: Se todos os campos foram preenchidos corretamente será gerado um Protocolo de Primeiro Acesso e também enviado para o seu endereço de e-mail.
cadastro-realizado-sucesso-online-sus
6º passo: Compareça a uma unidade de saúde credenciada pela Secretária Municipal de Saúde para validar o seu registro. Só depois disso você terá acesso a todas as funcionalidades do portal do Cadastro Nacional de Saúde (CNS).

Vantagens de ter um cadastro validado:

  • Consulte seus dados junto ao Sistema do Cartão Nacional de Saúde;
  • Imprima o cartão do SUS a qualquer momento;
  • Habilite-se para visualizar do cartão CNS diretamente no seu tablet ou smartphone através do aplicativo CADSUS;
  • Consulte seu histórico de registro médico (RASS);
  • Verifique os estabelecimentos de saúde próximo de você;
  • Consulta a lista de medicamentos conveniados a Farmácia Popular;