Início » Atestado de Antecedentes » PE » Tirar o Atestado de Antecedentes Criminais em Pernambuco

Categorias

PE

Tirar o Atestado de Antecedentes Criminais em Pernambuco

No estado de Pernambuco já está disponível de forma eletrônica a Certidão de Antecedentes Criminais, tal documento é emitido pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e tem o objetivo de informar a existência ou não de débitos com a justiça criminal. Na matéria de hoje o site Utilidade vai falar sobre o procedimento para emissão do documento através da internet, sendo mais uma alternativa gratuita para o cidadão. Junto com o serviço de Certidão de Antecedentes Criminais foi implementado um serviço de validação, através dele é possível descobrir se determinado atestado de antecedentes criminais é verdadeiro ou foi modificado.

Apesar do Atestado de Antecedentes Criminais não especificar uma validade, recomenda-se que ele tenha sido emitido a no máximo 90 (noventa) dias para ter validade, pois ele apresenta a consulta e o resultado até a data em que foi emitido. Na internet o receptor do documento poderá consultar a sua autenticidade, para descobrir se ele é verdadeiro. A consulta de autenticidade deve ser realizada no mesmo portal em que as Certidões de Antecedentes são emitidas, vide o endereço abaixo.

Requisitos

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não ter nenhuma restrição ou impedimento com a justiça, isto é, ter resposta negativa na Certidão de Antecedentes;
  • Possuir documento de identificação com o dígito verificador;

Importante: menores de 18 anos não possuem obrigação legal conforme legislação brasileira, por essa razão em nenhuma hipótese será expedido Atestado de Antecedentes Criminais de cidadão menor de idade.

Como emitir pela internet o atestado?

A emissão pode ser feita online, basta seguir as instruções a seguir:
1º acesse o site de Emissão de Antecedentes Criminais PE
2º Selecione [Emitir Certidão Negativa] conforme demonstra a imagem abaixo;
emissao-do-atestado-de-antecedentes-criminais-pe
3º Na próxima página será aberto um formulário, no qual deverá ser preenchido os dados do solicitante (conforme os documentos). Após preencher todos os campos obrigatórios, digite os caracteres da imagem de validação (captcha) e selecione [Solicitar] para obter o documento por meio da internet. Se todos os dados estiverem corretos será gerado uma Certidão Negativa de Antecedentes Criminais.

formulario-de-solicitacao-de-atestado-de-antecedentes-criminais-pe

Caso não seja possível obter o documento será necessário comparecer a um posto Expresso Cidadão ou do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) com um documento de identificação oficial com foto, CPF e comprovante de endereço (recente, não precisa estar no nome do requerente). No próprio site do atestado você encontra a lista completa com todos os endereços no Estado de Pernambuco.