Início » Documentos » Título de Eleitor » Como consultar a situação do Título de Eleitor pela internet

Categorias

Título de Eleitor

Como consultar a situação do Título de Eleitor pela internet

Saiba como consultar via internet qual a situação atual do seu título de eleitor, confira se o documento está regular, irregular ou cancelado pelo Cartório Eleitoral.

O Título de Eleitor é um documento importante para qualquer brasileiro maior de dezoito anos e que seja obrigado a votar, visto que ele é exigido em diversas situações do cotidiano, tais como, tirar passaporte, RG, fazer matrícula em universidades, assumir cargo público, dentre outras situações. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza em seu site na internet uma ferramenta que permite a consulta do status de seu documento, dessa forma é possível descobrir se ele encontra-se em situação regular, irregular ou cancelado.

 
A consulta é gratuita e está disponível para todos os Títulos Eleitorais, seja lá qual for o seu Cartório Eleitoral, pois a consulta tem abrangência nacional. O resultado apresentado na ferramenta de pesquisa é atualizado, visto que ele é o histórico atual do documento junto ao TSE e TREs (Tribunais Regionais Eleitoras).

 
Tipo de Consulta – Há duas opções para realizar a consulta, a primeira é através do nome completo do eleitor e a segunda e mais recomendada é a consulta através do número do Título de Eleitor, ambas as consultas podem ser realizadas a qualquer momento de forma gratuita, confira abaixo nosso tutorial passo a passo.

CONSULTA DA SITUAÇÃO DO TÍTULO DE ELEITOR

O primeiro passo é acessar o site do TSE através do endereço www.tse.jus.br, posteriormente selecione a opção [SITUAÇÃO ELEITORAL] que está disponível no menu “Serviços ao Eleitor”.
situacao-titulo-de-eleitor-tse
Na próxima tela será disponibilizada duas opções para consulta, a primeira é através do nome completo e data de nascimento e a segunda é através do número do Título Eleitoral cadastrado, selecione uma das opções.
consulta-tse-situacao-titulo-de-eleitor
Feito isso, preencha o formulário de acordo com o tipo de informação solicitada. Na última tela será apresentado o status atual do seu documento.
resultado-da-consulta-titulo-eleitor
Se o seu Título de Eleitor estiver em situação irregular junto ao TSE, procure imediatamente o Cartório Eleitoral da sua cidade para providenciar a regularização, o processo é simples. Caso o documento esteja irregular por conta de não comparecimento ou justificação nas últimas eleições, deve-se efetuar o pagamento da multa através da guia concedida pelo cartório e que deve ser paga em qualquer banco ou casa lotérica, posteriormente retorna-se ao cartório responsável para concluir a solicitação.

Pelo site do TSE também é possível emitir gratuitamente uma Certidão de Quitação Eleitoral.