Consumidor agora pode ter acesso à relação completa de linhas pré-pagas de celular por CPF.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou o Portal Cadastro Pré, através dele é possível verificar todas as linhas pré-pagas de celular que estão ativas em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), o site mostra a relação completa de números (com DDD) por operadoras que integram a iniciativa: Claro, Oi, Tim, Vivo, Algar e Sercomtel.
O objetivo do Portal de Linhas Pré-Pagas da Anatel é coibir a utilização do CPF de terceiros no cadastro de linhas móveis. Caso o consumidor encontre uma ou mais linhas que desconhece poderá requerer a operadora o cancelamento imediato em, no máximo, 48 horas.
Ter linhas pré-pagas sendo utilizadas indevidamente em seu nome pode gerar muitos transtornos, visto que a linha que está utilizando indevidamente o seu CPF pode estar sendo utilizada por criminosos e golpistas.
A Anatel já vêm dificultando o cadastro de linhas pré-pagas para melhorar a segurança, desde 2019 o órgão passou a exigir o cadastro completo de linhas móveis, o que inclui além do CPF o endereço completo com CEP, data de nascimento e outras informações complementares que possam ajudar a operadora a validar a identidade do usuário.
Futuramente, o cadastro de linhas pré-pagas deve demandar até o envio por aplicativo de selfie com foto do documento, tal como abrir uma conta bancária pela internet.
COMO CONSULTAR A EXISTÊNCIA DE LINHAS EM SEU CPF
A consulta deve ser feita pelo site cadastropre.com.br, basta que o consumidor clique em CONSULTA e, posteriormente, informe o CPF e o Estado em que reside.
O sistema será liberado gradativamente para todos os estados até o dia 22 de Janeiro de 2020, na seguinte ordem:
- 06 de Janeiro de 2020 – Consumidores da Região Norte;
- 15 de Janeiro de 2020 – Consumidores da Região Centro-Oeste e Nordeste;
- 22 de Janeiro de 2020 – Consumidores da Região Sul e Sudeste;
Embora o serviço esteja sendo liberado gradativamente para todas as regiões, a consulta pelo sistema é nacional, assim, usuários da Região Norte tem acesso a relação completa de linhas registradas em seu CPF a nível nacional, e assim por diante.
Caso o consumidor encontre alguma linha que desconhece terá duas opções para requerer o cancelamento: cancelamento eletrônico pelo site ou pela URA, cujo prazo é de até 48 horas após o envio da solicitação; ou, cancelamento com um atendente, cuja solicitação deverá ser atendida pela prestadora em até 24 horas.