Início » INSS » Resultado de Perícia do INSS

Categorias

INSS

Resultado de Perícia do INSS

Resultado de Perícia do INSS agora pode ser consultado no mesmo dia da consulta. Por questões de segurança o acesso pela internet é liberado apenas após as 21 h do dia da consulta.

A Previdência Social possui uma política rigorosa para a concessão do resultado de perícias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para preservar a integridade do médico-perito o resultado é enviado por correspondência (carta). Este ano o INSS está testando uma nova forma de comunicação, já é possível conferir o resultado da perícia no mesmo dia através de uma consulta pela internet.

Por questões de segurança o resultado só é liberado após as 21 h do dia em que a perícia foi realizada. A consulta pela internet acaba por agilizar a contestação em caso de indeferimento de pedido, pois agiliza a comunicação junto ao segurado.

Documentos necessários – Para consultar online o resultado de uma perícia de solicitação de benefício por incapacidade é necessário que o segurado tenha em mãos: número do benefício e/ou requerimento (fornecido no dia da perícia e no agendamento); CPF; data de nascimento; nome completo do requerente.

A consulta do resultado é feita pela internet através do site Comunicação de Decisão de Benefício por Incapacidade – INSS – Previdência Social, no formulário basta informar o número do benefício e/ou requerimento e preencher as informações solicitadas para ter acesso à carta eletrônica com a decisão do médico.

INSS resultado perícia
Página na internet permite consultar o resultado da perícia do INSS no mesmo dia da consulta (após às 21h).

Caso o pedido seja DEFERIDO, isso significa que o benefício foi APROVADO. Caso a solicitação seja INDEFERIDA, significa que a solicitação foi RECUSADA. Em caso de indeferimento o cidadão tem 30 dias corridos (contados a partir da data de notificação e/ou download do resultado) para recorrer da decisão através da realização de uma nova perícia.

Para conseguir visualizar o resultado é necessário que o segurado tenha um leitor de PDF instalado no computador (alguns navegadores já contam com essa tecnologia sem a necessidade de utilização de programa externo).