Início » Documentos » Título de Eleitor » Como consultar e regularizar o Título de Eleitor

Categorias

Título de Eleitor

Como consultar e regularizar o Título de Eleitor

Apreenda como consultar e regularizar a situação do Título de Eleitor, procedimento é importante para que o documento seja considerado válido para utilização.

 
O Título de Eleitor é um documento importante para todo brasileiro com idade entre 18 e 70 anos, sendo requisitado em diversas situações do dia a dia, inclusive para a obtenção de outros documentos. Quem estiver em situação irregular acaba ficando impedido de realizar matrícula em universidades, tirar passaporte e até mesmo conseguir um emprego registrado. Na matéria de hoje falaremos sobre o procedimento para regularização de sua situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e/ou Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tal procedimento é necessário principalmente se você deixou de votar e/ou justificar nos últimos 3 turnos das eleições.

 
Para regularizar o documento o eleitor precisa comparecer duas vezes ao Cartório Eleitoral de seu município, no primeiro atendimento é feito o levantamento da situação e gerado uma guia para o pagamento da multa, de posse da multa paga o eleitor retorna ao cartório para concluir a regularização.

CONSULTA DE SITUAÇÃO ELEITORAL

É importante que o eleitor tenha conhecimento de sua situação eleitoral antes mesmo de comparecer ao cartório para regularizar a documentação, o TSE disponibiliza em seu sítio na internet uma ferramenta que permite a consulta do status atualizado do documento, através dele é possível descobrir se tal documento está regular, irregular ou cancelado. Acesse o site www.tse.jus.br logo na página principal selecione o campo “Situação Eleitoral”.
situacao-eleitoral-tse-consulta
Posteriormente haverá duas opções para pesquisa de situação eleitoral, a primeira é através do nome completo e data de nascimento (útil caso não saiba o número do documento) e a segunda opção é através do número do título de eleitor, informe-o, posteriormente na próxima página será apresentado o status atualizado do documento.

opcao-de-consulta-eleitoral

 

 

PROCESSO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO DE ELEITOR

Após conferir a situação do seu Título de Eleitor é necessário comparecer a um cartório eleitoral (Zona Eleitoral) com um documento de identificação oficial com foto para que seja possível a regularização do documento. Será necessário comparecer duas vezes, no primeiro atendimento será levantado o motivo que fez com que o eleitor ficasse em débito com a justiça eleitoral, a maioria é devido a ausência e não justificativa nos últimos turnos das eleições, então será concedido uma Guia de Arrecadação para o pagamento da multa (s).

 
O eleitor deve pagar a taxa da multa em qualquer banco ou casa lotérica, subsequentemente deve retornar ao Cartório Eleitoral com o comprovante de pagamento para concluir a regularização do Título de Eleitor, veja abaixo como consultar o endereço do Cartório Eleitoral na sua cidade:

 
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza em seu site na internet www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais-cartorios uma ferramenta que permite consultar todos os endereços das Zonas Eleitorais e Cartórios, através dele é possível descobrir qual endereço do Cartório Eleitoral mais próximo para que possa regularizar a sua situação. Após acessar o link mencionado selecione a opção “Acesse o sistema de consulta as Zonas Eleitorais”.