Início » Boletim de Ocorrência » Paraná » Registro de BO pela internet no Paraná

Categorias

Paraná

Registro de BO pela internet no Paraná

A Secretária de Segurança Pública (SSP) do Paraná criou juntamente com a Polícia Civil a Delegacia Eletrônica, por meio do serviço os cidadãos e turistas do estado poderão registrar pela internet um Boletim de Ocorrência sem passar por uma delegacia, por enquanto a plataforma está disponível para o registro de roubos, furto, perda, extravio ou comunicação de desaparecimento de pessoa, futuramente novos registros devem ser adicionados a plataforma. No post de hoje o site Utilidade vai ensinar como tirar o Boletim de Ocorrência no Paraná via internet, através do novo site da Delegacia Eletrônica do estado.

delegacia-eletronica-parana

Pelo novo site podem ser registrados apenas algumas infrações, no entanto, estas já correspondem por mais da metade dos tipos de registros feito nas delegacias paranaenses. Veja abaixo o que pode ser registrado:

  • Furto de documentos pessoais, objetos, veículo, eletrônicos, etc;
  • Extravio ou perda de documentos, objetos, veículos, eletrônicos, etc;
  • B.O de extravio ou perda de placa de veículo;
  • Registro de desaparecimento de uma pessoa;

Se você preencha registrar uma das ocorrências acima poderá fazer o registro sem precisar comparecer a uma delegacia de polícia, basta que preencha o formulário online disponível na Delegacia Eletrônica PR. Pela ferramenta será gerado um boletim de ocorrência (BO) caso seu caso seja analisado e deferido por uma autoridade policial. Fique tranquilo pois o documento gerado por via online tem a mesma validade daqueles que são registrados nas delegacias, isso porque ele é assinado eletronicamente por uma autoridade e possui também mecanismos que possibilitam a conferência de autenticidade, dessa forma ele é válido inclusive para fins legais.

A solicitação do Boletim de Ocorrência (BO) deve ser feita por meio do site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br basta que o cidadão informe o tipo de ocorrência no qual foi vítima, em seguida preencha a um formulário com o máximo de informações possíveis. Após completar o preenchimento faz-se necessário aguardar o resguardo do documento, podendo este ser aprovado ou não. Caso sua solicitação seja indeferida é possível realizar um novo preenchimento ou então providenciar a correção dos dados.

O BO não é gerado no mesmo momento do preenchimento, isso porque ele ainda precisa passar por uma averiguação policial, o tempo de análise varia conforme a demanda do órgão. Caso tenha urgência na realização do registro, favor comparecer a uma delegacia de polícia para fazer a comunicação da forma tradicional.

A Delegacia Virtual do Paraná conta com o apoio das polícias civil, militar, científica e também do Departamento Estadual de Trânsito (Detran PR).