Início » INSS » Pedidos de recursos e revisões do INSS agora só pela internet

Categorias

INSS

Pedidos de recursos e revisões do INSS agora só pela internet

INSS acaba com atendimento presencial para pedido de recursos, revisões de benefícios e cópias de processos.

Com o objetivo de reduzir a demanda e, consequentemente, melhor o atendimento nas agências do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social anunciou que três serviços deixaram de ser solicitados nas agências da Previdência Social e passarão a serem realizados exclusivamente via internet ou pelo 135.

A estimativa, de acordo com o Governo Federal, é de que esses três serviços sejam responsáveis por mais de 70 mil atendimentos mensais.

A medida, no entanto, pode prejudicar contribuintes que não possuem acesso à internet, visto que o atendimento no 135 é, às vezes, demorado, dependendo da demanda.

Caso o segurado precise pedir a revisão de valor do benefício, recurso ou cópia de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o procedimento poderá ser feito pelo site da Previdência Social ou através do aplicativo MEU INSS disponível para Android e iPhone.

A orientação do Instituto para os segurados que não possuem acesso à internet é para que solicitem o serviço via Disque Previdência (telefone 135), pois a solicitação deverá ser feita remotamente.

Muitos dos serviços do INSS hoje estão disponíveis na internet para o conforto dos próprios segurados. A iniciativa de restringir alguns atendimentos presenciais é uma tentativa da previdência de estimular a população a buscar pelos serviços online.

O segurado que procurar o INSS para um dos três serviços mencionados serão orientados a ligar no 135 ou então realizar o procedimento via internet.

O MEU INSS utiliza uma plataforma de login unificada do Governo Federal, após a validação do cadastro o contribuinte pode realizar diversos serviços e consultas via internet, sendo a plataforma 100% gratuita. Além do acesso via site, também há opção de login pelo aplicativo MEU INSS, permitindo com que o contribuinte tenha, literalmente, todos os serviços do INSS na “palma da mão”.