Início » INSS » Para proteger peritos, resultado de perícia do INSS só depois das 21h

Categorias

INSS

Para proteger peritos, resultado de perícia do INSS só depois das 21h

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está cada vez mais rigoroso para a concessão do resultado de perícias. No ano passado o resultado passou a ser liberado pela internet imediatamente após a perícia, mas, para proteger a integridade dos profissionais, agora o resultado só é liberado após às 21h.

A decisão do médico-perito é tomada no momento da consulta, mas o profissional não é autorizado a informar a sua decisão. Essa atitude faz com que o médico não se sinta pressionado ou coagido a conceder um benefício.

O resultado da perícia do INSS pode ser consultado apenas às 21h, horário em que todas as agências da Previdência Social estão fechadas. A consulta no mesmo dia é válida apenas para os segurados que possuem acesso pela internet, quem optar por ter acesso ao resultado via correspondência poderá levar mais de trinta dias para ter acesso ao resultado, principalmente agora que os Correios estão em greve em diversos municípios do país.

Há três formas de obter o resultado:

  • Correspondência – A carta do INSS é enviada ao endereço do segurado, geralmente é entregue em até 10 dias úteis, mas em algumas regiões poderá demorar até 30 dias.
  • Site: pelo site a consulta ao resultado é liberada no mesmo dia após às 21h. O resultado fica disponível por até 180 (cento e oitenta) dias.
  • Disque Previdência – Caso o prazo de entrega da correspondência já tenha se passado e o segurado não tenha acesso à internet, poderá obter o resultado da perícia pelo Disque Previdência, basta ter em mãos o número do CPF e do requerimento/benefício.

Para aumentar as chances de obter êxito é recomendado que o segurado leve consigo todos os exames que tiver, isso poderá ajudar o profissional a constatar a incapacidade no momento da perícia.

Caso o pedido seja recusado, não desanime, a contestação poderá ser feita em até 30 dias – prazo que começa a contar a partir da data em que o segurado obter o resultado (online ou por correspondência). Para a contestação é necessário marcar uma nova perícia para que o cidadão seja atendido por outro profissional (re-análise).