Início » Boletim de Ocorrência » Pará » Pará – BO (Boletim de Ocorrência) pela internet

Categorias

Pará

Pará – BO (Boletim de Ocorrência) pela internet

Se você mora no Pará, saiba que já é possível o registro de um boletim de ocorrência por meio da internet, serviço é disponibilizado pela Polícia Civil do PA em parceria com a Secretária de Segurança Pública (SSP). No momento estão disponíveis o registro de quatro tipos de ocorrências, o serviço tem o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos e turistas do estado e também dar mais agilidade ao processo de emissão do documento, diminuindo as filas nas delegacias. Apesar de apenas alguns registros estarem disponíveis por meio da internet, estes já correspondem por mais de cinquenta por cento do total de Boletins de Ocorrência registrados nas delegacias.

registro-de-boletim-de-ocorrencia

Agora para registrar alguns tipos de ocorrência já não é mais necessário o comparecimento a uma delegacia de polícia. Isto porque o BO eletrônico está disponível nos seguintes casos:

  • Extravio ou perda de documentos ou objetos (incluindo celular);
  • Crime (Roubo, furto, contra a mulher);
  • Acidentes de trânsito em que não há vítima acidentada (apenas danos materiais);

A Polícia Civil de PA estuda aumentar o número de ocorrências que podem ser registradas pela plataforma virtual, tal como já acontece em outros estados. Durante o tempo em que o serviço está ativo já se pode obter resultados positivos, o grande problema é que grande parte da população ainda desconhece está possibilidade de registro. “Muitos acham que o documento não tem a mesma validade do registrado em uma delegacia”, o que é um grande equívoco, já que ele é sim validado por uma autoridade policial.

Registro de um BO pela internet

Para fazer a comunicação acesse o site www.delegaciavirtual.pa.gov.br na parte superior “O que deseja registrar?” informe o tipo de ocorrência desejada, lembre-se que só podem ser registrados os fatos mencionados acima.
bo-online-pa
Após informar o tipo de ocorrência que deseja registrar, será aberto um formulário onde deverá introduzir seus dados e fazer o detalhamento do ocorrido. É extremamente importante preencher o formulário com o máximo de detalhes, isso porque ele ajudará a polícia na investigação (caso houver). Caso seu registro seja considerado incompleto por uma autoridade policial ele poderá ser invalidado, por isso preencha atentamente a todos os dados do questionário, tomando um cuidado especial para a seleção adequada da ocorrência ou categoria na qual está envolvida.

Vale salientar que a falsa comunicação de ocorrência é considerada crime, sendo punida pelo Código Penal Brasileiro (Artigo 340). No momento do registro o seu computador será identificado, ficando armazenado no registro da Delegacia Virtual do Pará. Por isso faça o registro apenas de fatos verdadeiros, caso tenha alguma dúvida sobre o preenchimento entre em contato com o telefone (91) 4006-9004.