Início » Tecnologia » Como solicitar o histórico de ligações e mensagens de um celular

Categorias

Tecnologia

Como solicitar o histórico de ligações e mensagens de um celular

O histórico detalhado é um documento que deve ser disponibilizado por todas as operadoras de telefonia celular, seja ela, pré-paga, pós-paga ou de controle. Na matéria de hoje o blog vai ensinar-lhes como fazer para obter o documento gratuitamente junto a sua operadora. Afinal ele pode ser muito útil caso você possua alguma dúvida referente a débitos não reconhecidos em sua linha. Se os seus créditos estão acabando rápido demais, o motivo pode ser cobrança indevida, certa vez tive uma linha no qual era cobrado uma assinatura de um serviço por mensagem no qual não reconhecia, por meio do extrato detalhado pude reclamar na operadora e recebi de volta o valor tarifado indevidamente.

mulher-com-iphone-celular

Por medida de segurança e para garantir a privacidade de seus clientes, as operadoras só disponibilizam o documento para o próprio titular. Sendo assim não é permitido que a solicitação seja realizada por terceiros, pois as informações apresentadas no histórico são sigilosas, devendo ser apresentadas apenas ao próprio detentor do plano/linha.

O que o extrato de uma linha apresenta?

O histórico detalhado apresenta uma série de informações importantes, tais como:

  • Chamadas efetuadas;
  • Ligações recebidas a cobrar;
  • Mensagens SMS enviadas;
  • Assinatura de serviços na linha (exemplo: notícias por SMS);
  • Uso de dados (internet, MMS, etc);

Como solicitar?

Os dados mencionados acima só serão apresentados no extrato quando gerar alguma cobrança. Por exemplo, o documento não mostra as ligações que foram recebidas sem ser tarifada pelo titular da linha, isso porque a finalidade do extrato é apenas identificar cobranças indevidas através do detalhamento de utilização para facilitar a análise do cliente e proporcionar mais transparência ao serviço.

A solicitação deve ser feita diretamente através da Central de Atendimento da sua operadora, veja abaixo os telefones:

  • Claro: 1052
  • Vivo: 1058
  • Tim: 1056
  • Oi: 1057 ou 1053

O documento é enviado por correios ou e-mail após a solicitação (verifique as opções oferecidas pela sua operadora). Ele é gratuito, sendo entregue no prazo de até 10 (dez) dias após a solicitação. Após recebê-lo você poderá analisar todas as cobranças que foram efetuadas no período, consequentemente poderá reclamar junto a operadora caso não reconheça alguma cobrança.

Invasão de privacidade – O documento apresenta dados sigilosos, por isso é importante que o titular da linha mantenha seus documentos sobre seu poder para que outra pessoa não entre em contato com a Central de Atendimento solicitando tal documento. Infelizmente muitos relacionamentos já foram destruídos por caso do extrato detalhado de utilização de linha. Em virtude disso, algumas operadoras têm ligado para o celular posteriormente para confirmar se realmente foi o titular do plano/linha que solicitou o detalhamento.