Início » Documentos » Extratos » Extrato do INSS para Imposto de Renda

Categorias

Extratos

Extrato do INSS para Imposto de Renda

Na hora de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é preciso ter em mãos diversos comprovantes, isso porque qualquer erro no preenchimento pode ocasionar problemas futuros, tal como, cair na malha fina ou ter a restituição do imposto de renda bloqueada. Caso você seja beneficiário do INSS, saiba que a Previdência Social disponibiliza na internet o Demonstrativo para Imposto de Renda, no documento há todos os valores recebidos no ano-base, facilitando dessa forma o preenchimento das informações ao leão.

internet-arroba

O Demonstrativo de Rendimentos é um documento gratuito e que deve ser disponibilizado a todos os beneficiários do INSS, independente de ser beneficiário temporário ou permanente. Muitos contribuintes agendam atendimento nas agências da previdência social por não saber que a emissão pode ser feita online, você só precisa saber o número de seu benefício.

Extrato para o Imposto de Renda

O extrato pra fins de imposto de renda está disponível por meio do Portal Dataprev, basta que o interessado acesse o link www5.dataprev.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml, lá basta selecionar o ano-calendário, número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF (Cadastro Pessoa Física) do beneficiário, após clicar em [Consultar] o sistema apresentará as informações do ano-base solicitado.

O Demonstrativo para Imposto de Renda não possui uma validade determinada, a recomendação é de que o contribuinte guarde o documento para utilização futura (caso seja solicitado pela Receita Federal). É importante informar os dados ali descritos da mesma forma na declaração do IR, do contrário você corre o risco de cair na malha fina, pois hoje em dia o cruzamento das informações está bastante preciso com o INSS.

Caso não consiga emitir o documento pela internet ou não saiba o número de seu benefício, agende um atendimento em uma Agência da Previdência Social, a marcação de horário pode ser feita pelo Disque Previdência através do telefone 135 ou então pelo site.

Nota: será emitido extrato apenas do ano anterior. O documento está disponível mesmo para aqueles que receberam benefício do INSS durante um curto período de tempo, para que ele possa ser acessado é fundamental que as suas informações cadastrais estejam corretas e atualizadas junto ao banco de dados (Dataprev).