Início » Documentos » Título de Eleitor » Como descobrir o número do Título de Eleitor através do nome

Categorias

Título de Eleitor

Como descobrir o número do Título de Eleitor através do nome

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site uma ferramenta gratuita no qual é possível que os eleitores que perderam ou tiveram o título extraviado consultem o número do documento através da internet. Dessa forma caso você precise apenas do número do documento poderá obter sem precisar comparecer até um Cartório Eleitoral para tirar a segunda via. Porém em muitos casos o documento pode ser exigido para apresentação, neste caso será preciso comparecer até um cartório para emitir a 2ª via, observe que existem períodos para emissão em anos eleitorais.

titulo-de-eleitor-frente-e-verso

A ferramenta de consulta ao número do título de eleitor pode ser utilizada por qualquer cidadão que já tenha solicitado anteriormente o documento, mas que está sem a posse do mesmo no momento e deseja obter o número, seção, zona e endereço do local de votação. A utilização do serviço não substitui a necessidade de tirar uma segunda via caso você tenha perdido o documento, pois em algumas situações do dia a dia a apresentação pode ser obrigatória, por exemplo para tirar passaporte é necessário apresentar o documento, caso o cidadão esteja obrigado a votar.

Apesar do número do título de eleitor não ser obrigatório para votação ele é indispensável no momento do preenchimento do formulário de justificativa caso você esteja fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição.

Como descobrir o número do Título de Eleitor

Para utilizar a ferramenta basta seguir os passos a seguir, o procedimento é muito simples, pra começar acesse o site do TSE:
Consulta de Título e local de votação através do nome
No site do Tribunal Superior Eleitoral será preciso preencher ao formulário para realizar a consulta, informe o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe, caso o nome não conste na certidão selecione “não consta ou em branco”.

Se todos os campos estiverem corretamente preenchidos na próxima página será apresentado o número do documento e também o endereço do local de votação, bem como: seção e zona eleitoral.

Se você perder o seu título de eleitor saiba que será possível votar normalmente na sua seção eleitoral no dia da eleição, basta que apresente-se munido de um documento de identificação oficial com foto, este documento pode ser RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, carteira de trabalho, carteira profissional, dentro outros. Se você não sabe qual é a sua zona e seção eleitoral confira acima o procedimento para consulta do número do documento e do local de votação apenas pelo nome, o serviço apresenta também o endereço do local onde você deve votar.