Início » Documentos » Título de Eleitor » Consulta de Título de Eleitor e local de votação através do nome

Categorias

Título de Eleitor

Consulta de Título de Eleitor e local de votação através do nome

O Alistamento Eleitoral é obrigatório no Brasil para aqueles que tem entre dezoito a setenta anos, é importante guardar o título de eleitor em local seguro, embora o documento seja utilizado apenas em anos eleitorais, ele também pode ser requisitado por bancos, financeiras ou até mesmo para emissão do passaporte. Nesta matéria você confere como descobrir o número do seu Título de Eleitor e também do local de votação através do nome, tal pesquisa está disponível gratuitamente através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo útil caso você tenha perdido o documento e precise da numeração, vale ressaltar que é possível votar sem a apresentação do documento, porém para justificar é necessário saber a numeração, seção e zona para preenchimento do formulário de justificativa.

resultado-consulta-titulo-de-eleitor

Importante – A consulta ao número do Título de Eleitor online não descarta a necessidade de emissão de uma 2ª via do documento, caso você o tenha perdido, no entanto, ela pode ser útil caso você só precise do número para informar em outro cadastro e/ou para realizar a justificativa eleitoral (exige o número de inscrição do eleitor).

Como consultar título de eleitor através do nome completo

A consulta pode ser feita através do site do TSE, acesse a página e informe os seguintes dados:

  • Nome completo do eleitor (1);
  • Data de nascimento (2);
  • Nome da mãe (3);

Após preencher esses dados, digite o código de validação da página (4), em seguida selecione “Consultar” para realizar uma pesquisa no banco de dados do TSE. É importante que todas as informações estejam atualizadas junto ao seu Cartório Eleitoral, qualquer erro nas informações poderá inviabilizar a consulta do Título de Eleitor.
consulta-titulo-de-eleitor

Na próxima página será apresentada a inscrição do eleitor, que é o número do documento, nome completo do eleitor e também os dados de seu domicílio eleitoral, tais como: zona, seção, local e endereço de votação cadastrado junto ao seu Cartório Eleitoral.
resultado-consulta-titulo-de-eleitor

Votação sem o Título de Eleitor – No dia da eleição você poderá votar sem o Título de Eleitor, basta comparecer a sua seção eleitoral munido de um documento de identificação oficial com foto. Caso você não esteja em seu domicílio eleitoral não será permitida a votação, no entanto, você pode justificar em qualquer seção, basta levar anotado o número do seu título de eleitor (número da inscrição) para preencher o formulário de justificativa, entregue gratuitamente em todas as zonas eleitorais.