Início » INSS » Consulta de processos e recursos do INSS pela internet

Categorias

INSS

Consulta de processos e recursos do INSS pela internet

Muitas vezes é preciso entrar com recurso junto ao INSS devido ao indeferimento ou cancelamento de um benefício, tal recurso administrativo é feito por meio de um processo, caso está seja a sua situação, saiba que a Previdência Social disponibilizou recentemente uma ferramenta na internet, no qual os requerentes podem acompanhar processos e/ou recursos junto ao órgão, veja nesta matéria como é simples efetuar uma consulta online.

Quer descobrir como está a situação de seu processo junto ao INSS? Então consulte pelo site do DataPrev qual é a situação atual: deferido, indeferido, pendente, etc. O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) é o órgão responsável por analisar recursos dos benefícios indeferidos pelo perito.

O CRPS é um tribunal administrativo independente, sua principal função é mediar conflitos e litígios entre os segurados e o INSS, conforme dispuser a legislação.

Nota: a consulta mencionada nesta página nada tem a ver com os recursos apresentados junto ao Tribunal de Justiça, trata-se de um conselho independente do Instituto Nacional do Seguro Social. Para consulta no TJSP ou de outro estado, favor acessar o site do judiciário competente.

São apenas três informações solicitadas para obter o status de um processo junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), são elas:

  • Nº do processo;
  • Nº do benefício que gerou o recurso;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);

recursos-inss

Com as informações do requerente acima é possível acompanhar o resultado das audiências e/ou sentenças do Conselho de Recursos da Previdência Social. A consulta deve ser realizada pelo seguinte site:

 

Conforme mencionado anteriormente, para a consulta basta que o usuário digite na plataforma o número processual, número do benefício e o CPF. Posteriormente clique em “Pesquisar”, a partir daí será possível obter uma informação atualizada sobre o seu processo.

Não há um prazo específico para o julgamento de processos junto ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), por essa razão recomenda-se que o segurado consulte a situação com regularidade pela internet.

Sem a ferramenta online o beneficiário precisaria ficar procurando o órgão com regularidade para obter informação sobre o andamento processual. A internet, sem dúvida, facilita o acesso a informação e permite que o beneficiário mantenha-se informado sobre o seu benefício pela internet.