Início » Atestado de Antecedentes » Como tirar a Certidão de Antecedentes Criminais da PF

Categorias

Atestado de Antecedentes

Como tirar a Certidão de Antecedentes Criminais da PF

Em algumas situações do dia a dia é preciso comprovar a não existência de débitos, sejam eles financeiros, através dos órgãos de proteção ao crédito como SPC ou Serasa, fiscal ou ainda com a justiça criminal. Na matéria de hoje o site utilidades ensinará como você pode emitir pela internet o Atestado de Antecedentes Criminais do Departamento de Polícia Federal (DPF), tal documento pode ser solicitado em diversas situações, como, por exemplo, conseguir um novo emprego, assumir um cargo público, dentre outros procedimentos. Para facilitar o acesso ao documento, a Polícia Federal disponibiliza a Certidão Online com a mesma validade do documento solicitado por via presencial.

Vale ressaltar que além da Certidão de Antecedentes Criminais há o Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela polícia civil do estado em que o documento de identificação do cidadão foi expedido, ambos são documentos distintos, mas que possuem praticamente a mesma finalidade, comprovar a inexistência de débitos com a justiça.

Como solicitar

A solicitação deve ser feita por meio do site Emissão de Certidão de Antecedentes da PF
Ao acessar o site é necessário preencher um breve formulário com informações do solicitante, isto inclui, nome completo, filiação (nome dos pais), data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, número de um documento de identificação, CPF, etc. No caso de estrangeiros é solicitado também o número do passaporte. Após preencher todos os campos selecione o botão “Pesquisar” para que seja feito uma pesquisa na base de dados da Polícia Federal brasileira.
Importante: a solicitação deve ser feita através de um navegador de internet compatível, no momento são aceitos apenas pesquisas através do Internet Explorer e/ou Mozilla Firefox, outra exigência é ter um leitor de PDF para visualizar e imprimir o documento.
atestado-antecedentes-pf-passo-1
Caso todos os dados estejam corretos conforme a base de dados da PF, será gerado uma Certidão de Antecedentes Criminais, o documento possui um validador de autenticidade, através dele qualquer pessoa pode consultar por meio do site da Polícia Federal se o mesmo é autentico.

certidao-de-antecedentes-criminais-policia-federal

O documento não possui uma data de validade, no entanto, alguns solicitantes podem exigir que ele tenha sido emitido a no máximo noventa dias (ou outro período). O cidadão poderá emitir por meio da internet um novo documento atualizado sempre que for necessário, para isso basta seguir os procedimentos mencionados acima. Caso você queira emitir o documento pela Polícia Civil do seu estado, veja aqui como emitir.