Início » Atestado de Antecedentes » Como tirar a Certidão de Antecedentes Criminais pela internet

Categorias

Atestado de Antecedentes

Como tirar a Certidão de Antecedentes Criminais pela internet

A burocracia sempre fez parte da vida dos brasileiros, hoje em dia para quaisquer coisas é preciso apresentar documentos e comprovantes, na matéria de hoje vamos falar sobre o Atestado de Antecedentes Criminais, antes o documento só poderia ser solicitado em delegacias ou postos presenciais, hoje ele já pode inclusive ser emitido através da internet, o documento costuma ser solicitado principalmente por empresas quando vão empregar um novo funcionário, é uma forma de “garantir” que o trabalhador não possui passagem pela polícia, e portanto está apto a exercer uma atividade profissional. O Departamento de Polícia Federal (DPF) possibilita que a solicitação do documento seja feita OnLine por qualquer interessado, basta ter alguns dados. O interessante é que o documento gerado pelo site tem a mesma importância dos que são emitidos nas delegacias, pois eles são o mesmo documento.

atestado-de-antecedentes-criminais-pf

A emissão da Certidão de Antecedentes Criminais é gratuita, podendo ser realizada todos os dias 24hrs. É importante salientar que só é permitido a consulta e emissão de atestado de antecedentes criminais de pessoas que tem 18 (dezoito) anos ou mais, isso porque o menor de idade não tem responsabilidade legal, portanto fica proibida a emissão do documento. Algumas pessoas não gostam de chamar o documento de atestado de antecedentes criminais, portanto o documento também ganhou o apelido de Atestado de Bons Antecedentes.

Para fazer a leitura do documento é indispensável ter um leitor de PDF no computador, isso porque o documento será gerado neste formato.

A Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal é um documento que apresenta uma resposta POSITIVA ou NEGATIVA, referente a existência de débitos com a justiça criminal do Brasil. Tal documento não informa a ficha corrida de um cidadão, nem mesmo os delitos cometidos, ele apenas apresenta uma resposta positiva ou negativa referente aos antecedentes criminais.

A emissão deve ser feita pelo site da Polícia Federal – Emissão de Certidão, lá é preciso informar o nome completo, filiação (nome dos pais), data de nascimento, nacionalidade, naturalidade e o número de um documento válido, que pode ser RG, passaporte ou ainda o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física). Após preencher todas as informações escolha o botão “Pesquisar” para fazer uma busca no banco de dados do DPF.
atestado-de-antecedentes-criminais-pf

Pronto! É importante que os dados informados estejam corretos para que o documento possa ser emitido. Vale lembrar que além da Certidão de Antecedentes Criminais do Departamento de Polícia Federal (DPF) você também pode emitir diretamente no site da Polícia Civil do seu estado caso encontre alguma dificuldade.