Início » Documentos » Cartão do SUS » Como solicitar o Cartão do SUS pela internet

Categorias

Cartão do SUS

Como solicitar o Cartão do SUS pela internet

Hoje abordaremos um assunto que será de grande utilidade para toda a população brasileira que depende da saúde pública brasileira, trata-se da emissão do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) que é um documento válido em todo território nacional com ele você tem atendimento em todo o país caso precise, além disso ele passou a ser obrigatório para o atendimento (exceto atendimento emergencial). Ele passou a ser exigido inclusive por alguns planos de saúde e clínicas pois ele agiliza o atendimento, pois todas as informações do paciente se encontram na base de dados do cartão.

cartao-do-sus-sistema-unico-de-saude

O Cadastro de Pessoa Física, também conhecido como CPF é obrigatório para a emissão do documento, inclusive para os menores de 18 anos. Por essa razão é comendável que os pais providenciem o documento da criança para agilizar o atendimento, porém é importante salientar que o atendimento não será negado em virtude da não apresentação do mesmo, já que os atendimentos emergenciais são realizados mesmo sem o Cartão do SUS.

A solicitação deverá ser realizada por meio do site portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao posteriormente selecione a opção [Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS], na página seguinte você visualizará um formulário com informações básicas, entre elas: nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

É importante que cada usuário tenha apenas 1 (um) Cadastro no Sistema Nacional de Saúde (SNS), por essa razão antes de se cadastrar no site do Ministério da Saúde é apresentado uma ferramenta na qual é possível verificar a existência de um cadastro e também recuperar o número. Se você já tiver o documento basta tirar a segunda via, tal solicitação pode ser feita pela internet através de um cadastro na área restrita.

Após finalizar o preenchimento do pré-cadastro será gerado um número de protocolo com validade de 90 (noventa) dias, com ele em mãos você deverá comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou posto de atendimento do Ministério da Saúde que faz a emissão para concluir o processo de emissão. É importante levar consigo um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência recente (conta de água, luz, etc), o documento não precisa necessariamente estar no nome do cidadão.

Não deixe de providenciar o documento para você e sua família, mesmo que não utilize o Sistema Único de Saúde, pois como já dito anteriormente ele tem sido solicitado inclusive por alguns hospitais e clínicas, ele serve para agilizar o atendimento ao paciente e também fornecer um banco de dados para o Ministério da Saúde com informações relevantes sobre o estado de saúde e procedimentos realizados pelo SUS.