Início » Documentos » Cartão do Cidadão » Como solicitar grátis o Cartão do Cidadão

Categorias

Cartão do Cidadão

Como solicitar grátis o Cartão do Cidadão

Alguns documentos se tornaram verdadeiros aliados dos cidadãos por proporcionar mais facilidade no dia a dia, um deles é o Cartão do Cidadão, ele é emitido há anos pela Caixa Econômica Federal e tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos benefícios sociais e trabalhistas. O documento é semelhante a um cartão de crédito, tendo inclusive a tarja magnética e uma senha que é cadastrada pelo próprio usuário. Quem possui o mesmo tem mais facilidade na hora de utilizar os serviços do governo, entre eles PIS, Pasep, abono salarial, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) entre outros. Já que o documento pode ser considerado de utilidade pública, abaixo você confere o procedimento para solicitar o cartão.

 

cartao-do-cidadao-caixa-economica-federalO cartão é destinado aos trabalhadores que não possuem nenhum cartão social (ex: Bolsa Família) isso porque ele tem basicamente as mesmas funções. Ele pode ser feito por aqueles que possuem um número social, são aceitos:

  • PIS (Programa de Integração Social);
  • Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor);
  • NIS (Número de Inscrição Social);
  • NIT (Número de Inscrição do Trabalhador);

Se você possui pelo menos um número de documento acima, então você já pode solicitar o seu Cartão do Cidadão seguindo as orientações abaixo.

Solicitação do Cartão do Cidadão

A solicitação pode ser feita gratuitamente por telefone, basta que o interessado entre em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF) munido da seguinte documentação: RG, CPF, nome completo, data de nascimento, um número de inscrição social (lista mencionada acima), telefone de contato e endereço completo com o número do CEP (Código de Endereçamento Postal).
Telefone para solicitação: 0800-721-0101 (grátis de todo o Brasil).

No momento da solicitação é possível optar pela entrega no seu endereço (por Correios) ou então retirá-lo em uma agência da Caixa mais próxima. Caso você opte por recebê-lo em casa é necessário aguardar o prazo de até 30 (trinta) dias para que o documento seja entregue. É importante que tenha um responsável maior de dezoito anos para assinar a entrega, pois o Correios faz três tentativas, depois disso ele é devolvido ao remetente.

Após receber o Cartão do Cidadão é necessário comparecer a uma agência da CEF (Caixa Econômica Federal) para cadastrar uma senha. Se preferir você pode cadastrar também em uma Casa Lotérica, no entanto é necessário ligar para o 0800-721-0101 para efetuar a autorização da operação e também assinar um termo de cadastramento de senha.