Início » Finanças » Nota Fiscal Paulista » Como se cadastrar no Nota Fiscal Paulista – NFP

Categorias

Nota Fiscal Paulista

Como se cadastrar no Nota Fiscal Paulista – NFP

Nós brasileiros pagamos uma grande quantidade de impostos em nosso dia a dia, porém no estado de São Paulo existe um programa que devolve até trinta por cento do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em forma de crédito, o valor acumulado pode ser transferido para uma conta bancária ou então ser utilizado como desconto no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) esse programa se chama Nota Fiscal Paulista, ou NFP. Na matéria de hoje você confere um tutorial para que possa realizar o seu cadastro gratuitamente, afinal você receberá de volta parte do imposto pago e também poderá concorrer a prêmios mensais.

nfp-nota-fiscal-paulista-sp

Em São Paulo é muito comum ouvir a pergunta “Quer CPF na nota?” em praticamente todas as compras. Isso porque para participar do Nota Fiscal Paulista e acumular créditos basta informar o número de um documento, que pode ser o CPF ou CNPJ no caso de pessoa jurídica. O programa é válido para todo o estado de São Paulo, o que inclui a capital e o litoral do estado.

Nota: É possível participar do NFP sem efetuar o cadastro no site, basta informar o número do documento em todas as suas compras. Porém para fazer o resgate e consultar o saldo acumulado é necessário cadastrar-se no Nota Fiscal Paulista da Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo.

Como se cadastrar

O cadastro pode ser feito por qualquer cidadão que tenha o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou então (CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), veja:

Na página de login será solicitado o CPF/CNPJ e a senha cadastrada, eventualmente caso este seja o seu primeiro acesso deverá escolher a opção [Cadastro de Pessoa Física] ou [Cadastro de Pessoa Jurídica], essas opções estão disponíveis junto ao menu de novos cadastros. Veja imagem abaixo para facilitar o procedimento:
novo-cadastro-nfp
A próxima etapa é preencher o formulário com seus dados: CPF, data de nascimento e nome da mãe. A Secretária da Fazenda poderá fazer perguntas relacionadas ao seu cadastro como: número da conta de gás (caso tenha registro no seu nome), endereço, telefone, entre outros. É importante preencher com muito cuidado e atenção a todos os dados, pois há um termômetro de confiança, ele serve para validar os dados junto a plataforma. Se ele atingir o nível ruim de confiabilidade a senha será bloqueada.

Após finalizar o cadastro é importante guardar em local seguro a senha cadastrada, pois ela será necessária para futuros acessos, inclusivo para solicitar o resgate dos créditos acumulados.