Início » Direitos do Consumidor » Procon » Como fazer uma reclamação no Procon Goiás pela internet

Categorias

Procon

Como fazer uma reclamação no Procon Goiás pela internet

Com a internet o consumidor tem hoje diversas ferramentas para fazer o registro de uma reclamação, um exemplo disso é o crescimento do site Reclame Aqui, que já ajudou milhares de consumidores a solucionar problemas com empresas e prestadores de serviços através da exposição pública da reclamação contra a empresa. Neste artigo vamos falar sobre o Procon de Goiás (Fundação Estadual de Proteção ao Consumidor), recentemente ele lançou o WebProcon, um serviço que permite que qualquer cidadão do estado registre uma reclamação por meio da internet sem ter que enfrentar filas nos postos presenciais.

1-cadastro-procon-go

O site Utilidade.org fez o teste do serviço e pode comprovar a eficácia, reclamamos contra a respeito de uma compra de uma TV em uma loja online Goiana, já havia passado o prazo de entrega e o produto não chegava, para piorar o televendas não nos atendia. Obtivemos uma resposta do reclamante dois dias úteis após o registro no Web Procon GO e o produto foi entregue. Para quem está passando por algum problema parecido, basta efetuar o registro da reclamação e aguardar a resposta da empresa, abaixo elaboramos um tutorial passo a passo para você reclamar.

O serviço é válido para todo o Estado de Goiás, o que inclui a capital Goiânia e os demais municípios do interior do estado.

Como reclamar no Procon GO pela Internet
O registro da reclamação deve ser feito por meio do site exclusivo, cujo endereço é o http://www.webprocon.com.br. Logo na tela principal selecione “Cadastre-se como consumidor”, caso ainda não possua um registro no site. Abaixo tiramos um print para facilitar a localização dessa opção e tornar o processo muito mais intuitivo.
1-cadastro-procon-go
O segundo e último passo para efetuar o cadastramento é realizar o preenchimento de um formulário com seus dados pessoais, é preciso informar documentos e meios de contato para que a Fundação Procon entre em contato com você caso haja a necessidade, são feitas apenas perguntas básicas.
2-procon-virtual-goias
Após concluir o seu cadastro você já poderá registrar uma reclamação contra qualquer empresa, basta que para isso você tenha o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou CPF (Cadastro da Pessoa Física), caso você não saiba essas informações poderá consultar no contrato ou número da nota fiscal, o site também disponibiliza uma ferramenta de busca de empresas para se obter o documento de registro.

É importante preencher o máximo de informações possíveis para que sua reclamação fique bem detalhada e não haja a necessidade de complementação. O sistema permite que você anexe inclusive arquivos, tais como, fotos, documentos, etc.

O estado de Goiás é um dos primeiros do país a disponibilizar o registro de reclamação totalmente via internet, sem que seja necessária a presença do consumidor.