Caso seja profissional liberal ou autônomo, veja como gerar um número de PIS, PASEP, NIT ou NIS pela internet para contribuir com a Previdência Social (INSS).
Caso esteja planejando contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para fins de aposentadoria e, também, para contar com os auxílios ao contribuinte como: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, etc, saiba que será necessário ter um Número de Inscrição Sociais (NIS) para preencher o carnê do INSS ou então cadastrar-se no serviço de contribuição com débito automático em conta bancária pelo site da Previdência Social.
Para contribuir com o INSS é necessário 1 (uma) das seguintes identificações:
- PIS (Programa de Integração Social);
- PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público);
- NIS (Número de Inscrição Social);
- NIT (Número de Inscrição do Trabalhador);
Qualquer um dos documentos acima mencionado é válido para contribuir de forma individual ou facultativa com o INSS. Caso não tenha nenhum dos documentos saiba que pela internet é possível gerar um número ou então descobrir a existência de um dos cadastros mencionados.
COMO OBTER UM PIS, NIS, NIT ou PASEP
A primeira coisa que você precisa saber é que o número desses documentos consta no Cartão do Cidadão, Cartão do Bolsa Família e também na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) caso já tenha tido um emprego registrado. Caso não encontre essa informação você pode fazer a pesquisa e/ou emissão de um NIT/NIS/PIS ou PASEP seguindo as instruções passo a passo do tutorial Como fazer ou descobrir o número do PIS, PASEP, NIS ou NIT pela internet, o procedimento é fácil.
Ao tentar efetuar uma nova inscrição o sistema mostrará se já existe um número de inscrição social cadastrado. Caso exista, você poderá imprimir ou anotar o número do documento que serve também para contribuir com o INSS de forma individual e/ou facultativa.
Os carnês do INSS podem ser adquiridos em bancas de jornais e papelarias, basta preenchê-lo e pagar na rede bancária. Atualmente a Previdência Social possui vários planos de contribuição, você pode contribuir com a taxa mínima para aposentar com um salário-mínimo ou então optar por valores maiores. Lembrando que, quanto maior for o benefício de aposentadoria desejado, maior será o valor da contribuição mensal/trimestral/semestral ou anual.