Início » MEI » Como emitir a segunda via do DAS do MEI

Categorias

MEI

Como emitir a segunda via do DAS do MEI

Quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) precisa, obrigatoriamente, pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses, o pagamento deve ser feito até o dia 20 de cada mês. O valor é bastante acessível, ele inclui todos os impostos que o MEI precisa pagar (municipal, estadual e federal) e também o INSS para fins de contribuição previdenciária. O pagamento do MEI garante ao empreendedor individual todas as coberturas da Previdência Social, neste artigo ensinaremos passo a passo como emitir o Documento de Arrecadação e/ou boleto do MEI.

A mensalidade do MEI varia entre R$45,00 e R$51,00 por mês, dependendo do tipo de atividade do empreendedor.

Já falamos aqui no blog que a forma mais fácil e mais rápida para obter o Boleto do MEI é através do aplicativo para Android e IOS, ele permite que o empreendedor cadastre o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e tenha acesso a todas as contribuições na palma da mão.

O APP do MEI permite consultar e emitir a guia de recolhimento do DAS de todos os meses, o empresário também consegue descobrir se o valor foi pago, a vencer ou se está em atraso (devedor):

  • Amarelo: a vencer
  • Verde: Pago
  • Vermelho: devedor (vencido)

A vantagem do aplicativo é que ele, automaticamente, recalcula o valor da mensalidade em caso de atraso. Caso o empresário perca a data de pagamento ele pode gerar uma segunda via atualizada a qualquer momento pelo aplicativo.

Caso não tenha um smartphone Android ou iPhone compatível com o APP você poderá emitir a segunda via gratuitamente pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) ou se preferir acesse o link direto: www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/, basta informar o CNPJ e os caracteres de segurança (captcha) para ter acesso a todos os débitos do Micro Empreendedor Individual, bem como emitir a segunda via.

A vantagem do aplicativo é que ele permite emitir a segunda via inclusive de meses anteriores. O empresário pode acompanhar a situação do seu CNPJ a qualquer momento, além de emitir a segunda via a ferramenta também permite a emissão do Cartão CNPJ, um documento essencial para todas as pessoas jurídicas.