Início » Documentos » CPF » Como consultar pela internet a situação do CPF

Categorias

CPF

Como consultar pela internet a situação do CPF

O Cadastro de Pessoa FísicaCPF é de longe o documento mais utilizado em nosso dia a dia através dele é possível ter acesso a diversos serviços e produtos financeiros, ele não é um documento de identificação e sim um cadastro da Receita Federal do Brasil (RFB) que possibilita o cadastramento das pessoas físicas seja para o pagamento do Imposto de Renda ou para o acesso a produtos financeiros. O documento também é conhecido como CIC, sigla que significa Cartão de Identificação do Contribuinte, embora o nome do documento tenha sido alterado nos anos 80.

cpf-cadastro-de-pessoa-fisica

É importante ficar atento a situação atual do seu documento, isso porque caso ele esteja cancelado, anulado ou suspenso você não conseguirá utilizá-lo no dia a dia. A Receita Federal disponibiliza pela internet de forma gratuita a consulta da situação cadastral do documento, através da ferramenta é possível acompanhar se o documento está ou não regular no órgão. A maior parte das irregularidades é causada por não declaração do Imposto de Renda (IR) quando se está obrigado a declarar, ou seja, quando sua renda anual bruta ultrapassa o teto para isenção do imposto de renda de pessoa física.

Como consultar o CPF

A consulta é gratuita e pública, portanto qualquer cidadão munido dos onze dígitos de um Cadastro de Pessoa Física válido pode utilizar a ferramenta no portal da RFB. O procedimento é bem simples e só leva alguns minutos, veja:

Acesse a página de Consulta de CPF da Receita Federal
Informe os onze números do CPF que deseja consultar. Em seguida digite os caracteres da imagem de segurança (captcha), esse procedimento é necessário para provar que você é um humano e não um software automatizado. Caso todos os dados informados estejam corretos será apresentado na próxima tela o status atual do documento, se desejar você poderá imprimi-lo.

Se o seu documento estiver em situação irregular a própria página da Receita Federal já indica o procedimento para regularização. Em alguns casos pode ser feito o envio do formulário de regularização pela internet, já em outros pode ser necessário comparecer a um posto autorizado (Caixa Econômica Federal, Correios ou Banco do Brasil).

Com o documento em situação irregular o cidadão acaba ficando impossibilitado de realizar diversas ações em que o documento é exigido. Exemplo: tirar passaporte, abrir conta em banco, tirar empréstimos, contratar produtos e serviços financeiros, etc. Por isso é importante não deixar de declarar o imposto de renda quando se está obrigado.