Início » INSS » Como consultar situação do benefício do INSS pela internet

Categorias

INSS

Como consultar situação do benefício do INSS pela internet

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza online uma ferramenta na qual o usuário pode acompanhar a situação de seu benefício pela internet. O acompanhamento do status previdenciário de uma aposentaria, pensão, auxílio-reclusão, dentre outros, pode ser consultado via internet de forma gratuita. O objetivo da Previdência Social é facilitar a vida dos cidadãos, evitando que eles tenham que se dirigir a uma agência do INSS para efetuar um simples acompanhamento de concessão de benefício junto a autarquia.

A ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, para descobrir se um determinado benefício foi suspenso e/ou cancelado, também é possível descobrir pendências que porventura possam inviabilizar o pagamento do benefício.

CONSULTA PELA INTERNET

O acompanhamento da situação de um benefício pode ser acompanhado pelo site do DATAPREV – banco de dados do INSS – cujo endereço é o www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml, já na página o usuário interessado deverá preencher as seguintes informações:

  • Número do benefício pendente junto ao INSS;
  • Data de nascimento do beneficiário;
  • Nome completo;
  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do beneficiário;
situacao-de-beneficio-inss-consulta
Tela da aplicação de consulta de situação do benefício do INSS

A aplicação de consulta funciona todos os dias, 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.

Depois de informar o número do benefício o requerente deverá obter uma página com o status atual do benefício, tal como, pendente, ativo, inativo, cancelado, etc. O resultado é a última informação atualizada pelo sistema da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Caso não disponha do número do benefício não será possível consultar a situação pela internet. Neste caso a recomendação é para que o usuário procure uma agência da previdência social, para tal é necessário agendar o atendimento pelo Disque Previdência através do telefone 135 (custo de ligação local).

A internet está aí para facilitar a vida do segurado do INSS, tal serviço evita que o beneficiário tenha que comparecer a uma agência da Previdência Social para efetuar um simples acompanhamento de status de concessão. Para que a consulta possa ser realizada via internet é fundamental ter o nº do benefício, caso ainda não disponha dessa informação, infelizmente o acompanhamento só poderá ser feito presencial.