Após às 21 h é possível consultar o resultado de uma perícia do INSS no mesmo dia. Saiba se o seu pedido foi aprovado ou recusado pelo médico!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui uma política rigorosa para a concessão do resultado para preservar a integridade do médico-perito responsável por deferir ou indeferir a concessão de um benefício junto a Previdência Social. Embora a decisão do médico se dê no momento da consulta, o segurado só fica sabendo do resultado através de correspondência ou por meio de uma consulta pela internet.
Ao sair da perícia o segurado recebe um REQUERIMENTO com número de protocolo para acompanhar o status do pedido pela internet. Na internet é possível consultar o resultado após as 21 h do mesmo dia em que a perícia foi realizada.
O médico é proibido de lhe dizer o resultado da perícia no momento da consulta, pois já houve muitos casos de agressão no passado após o médico comunicar a decisão de indeferimento.
Caso o pedido seja INDEFERIDO, isto é, RECUSADO, o segurado tem um prazo para recorrer da decisão através da realização de uma nova perícia médica. É fundamental comparecer munido com todos os documentos médicos que ajudem comprovar a incapacidade para o exercício de atividades laborais, exemplo: exame médico, raio x, remédios que está fazendo uso, diagnósticos médicos, atestados médicos, etc.
Documentos necessários
- Número do Benefício OU REQUERIMENTO fornecido;
- Data de nascimento do segurado;
- Nome completo do requerente;
- CPF;
A consulta pode ser feita gratuitamente pelo site do Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade – Consulta de Comunicação de Decisão de Requerimento de Benefício, lá deverá ser informado o nome completo, data de nascimento, CPF e o número do benefício ou requerimento.
Caso a consulta seja efetuada após às 21h do dia da perícia e os dados estejam corretos, será disponibilizado um documento em formato PDF, ele contém a decisão sobre a aprovação ou recusa da solicitação junto ao INSS.
Importante: Para o correto funcionamento do site da Previdência Social é necessário que o navegador esteja atualizado e que o consultante tenha um leitor de PDF; também recomendamos que o bloqueio de poup-up seja desativado.