Início » MEI » Como atualizar dados do MEI pela internet

Categorias

MEI

Como atualizar dados do MEI pela internet

MEI pode atualizar dados cadastrais do CNPJ via internet a qualquer momento pelo Portal do Empreendedor, veja como nesta matéria.

Caso seja MEI (Micro Empreendedor Individual) é possível atualizar os dados de seu CNPJ pela internet, é possível modificar o endereço, atividade comercial, telefone, e-mail, nome fantasia, etc, pela internet sem nenhuma burocracia. A atualização cadastral pode ser feita via internet, sendo um procedimento simples e imediato. Após a atualização cadastral no Portal do Empreendedor o seu Cadastro de Pessoa Física será atualizado imediatamente na Receita Federal do Brasil (RFB).

Para fazer a atualização online são necessários apenas dados básicos. Não é preciso ter um Certificado Digital, pois o código de acesso pode ser gerado pelo número do Título de Eleitor ou então pelo recibo de entrega do último Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), caso não seja isento.

Dados necessários

  • Número do CNPJ (Cadastro de Pessoa Física) do MEI que deseja atualizar
  • CPF do responsável pelo MEI
  • Título de Eleitor
  • Data de Nascimento
  • Número do RG (Registro Geral)
  • Endereço Atualizado

COMO ATUALIZAR DADOS DO MEI – PASSO A PASSO

A atualização pode ser feita pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/ateracao-de-dados-cadastrais, na tela principal informe o CNPJ, CPF e Código de Acesso do Simples Nacional.

MEI atualização cadastral
CPNJ, CPF e Código de Acesso do Simples Nacional são necessários para atualizar dados cadastrais do MEI.

Caso não tenha código de acesso do Simples Nacional basta selecionar a opção [gere um novo código], daí você terá que informar o título de eleitor e a data de nascimento para obter um código.

Código Acesso MEI
Caso não tenha um código de acesso do MEI é possível gerar um gratuitamente pela internet.

Com o código em mãos volte a tela inicial www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/ateracao-de-dados-cadastrais e informe o CNPJ, CPF e Código de Acesso.

MEI atualização cadastral
CPNJ, CPF e Código de Acesso do Simples Nacional são necessários para atualizar dados cadastrais do MEI.

Na página seguinte basta editar todas as informações que forem necessárias. Quando tudo estiver atualizado basta confirmar a operação.

Pronto! Fácil, rápido e sem burocracia. Diferentemente de uma empresa convencional, atualizar os dados do MEI é super simples, não precisa baixar nenhum programa e nem comparecer à sede da Receita Federal, pois tudo é feito online.

Sempre que houver a necessidade de corrigir algum dado o contribuinte poderá fazer isso pelo Portal do Empreendedor. A atualização cadastral é grátis e tem efeito imediato.

Depois da atualização você pode acessar o site da Receita Federal e emitir um novo Cartão CNPJ com os dados atualizados.