Início » Atestado de Antecedentes » BA » Certidão de Antecedentes Criminais na Bahia pela internet

Categorias

BA

Certidão de Antecedentes Criminais na Bahia pela internet

No estado da Bahia já é possível realizar diversos serviços pela internet, com isso além de agilizar o atendimento público o cidadão ainda tem mais comodidade e agilidade no atendimento. Na matéria de hoje o site Utilidade vai mostrar que a Certidão de Antecedentes Criminais já está disponível pela internet no estado. O documento é constantemente solicitado em entrevistas de emprego ou para exercer algum cargo que demande confiança, ao contrário do que algumas pessoas imaginam ele não apresenta a ficha policial corrida de um cidadão, ele apenas aponta um resultado positivo ou negativo referente a débitos com a justiça criminal.

certidao-antecedentes-ba

O Atestado de Antecedentes Criminais deve ser emitido no estado em que ele foi emitido, dessa forma a ferramenta online só está disponível para aqueles que tem o RG (Registro Geral) emitido na Bahia, caso seu documento seja de outro estado a pesquisa deve ser feita diretamente em uma delegacia ou posto de identificação, ou então pela internet, diretamente no site da Polícia Civil que realizou a emissão de seu documento. A Certidão de Bons Antecedentes, como também é conhecido o atestado, é sempre gratuita, seja ela solicitada online ou de forma presencial.

Requisitos

  1. Ter um documento de identificação emitido no estado da Bahia (BA);
  2. O RG ou carteira de identidade deve ter o dígito verificador;
  3. Só é possível emitir certidão de antecedentes de maiores de 18 anos, isso porque os menores não são considerados legalmente responsáveis, portanto em hipótese alguma será gerado Atestado de Antecedentes Criminais para menores de 18 anos;

Como tirar pela internet

A Certidão de Antecedentes Criminais deve ser solicitada através do site abaixo:
www.ba.gov.br/antecedentes/solicitar_atestado.asp
Após acessar a página informe o nome completo, número do RG, data de nascimento e filiação (nome dos pais), depois é só selecionar “Pesquisar”.
certidao-antecedentes-ba
Se todos esses dados estiverem corretos será gerado uma Certidão de Antecedentes Criminais, que poderá apresentar o resultado de positivo ou nada consta. Caso algum dado informado seja divergente com o sistema da Polícia Civil e da Secretária de Segurança Pública (SSP) da Bahia, o documento não será emitido. Neste caso procure um posto de identificação em seu município para fazer a solicitação do documento, visto que pela internet não foi possível emiti-lo.

A Certidão de Antecedentes Criminais não possui uma validade pré-determinada, no entanto, o solicitante pode exigir que o documento tenha sido emitido nos últimos dias, para garantir que os dados ali apresentados sejam atualizados. O receptor do documento poderá também consultar pela internet (mesmo site de emissão) se a Certidão é autêntica, para isso basta utilizar a opção “Consultar Certificado” na página de consulta e emissão.