O Atestado de Bons Antecedentes é como é como também é conhecida a Certidão de Antecedentes Criminais, o documento tem o objetivo de mostrar se o cidadão possui alguma pendência com a justiça/criminal, se ele estiver sendo procurado pela polícia o resultado deve ser apresentado no atestado. A certidão não apresenta a ficha corrida de uma pessoa, ela só mostra a existência ou não de pendências através de duas palavras simples: Positiva ou Negativa. Na matéria de hoje o site Utilidade vai ensinar como fazer para tirar pela internet o documento, já que a Secretária de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo disponibiliza a ferramenta há bastante tempo na internet, inclusive o estado foi pioneiro da disponibilização do serviço a população, o que aliviou o atendimento nas delegacias.
Requisitos
- Ter um documento de identificação oficial emitido no estado de São Paulo;
- O RG deve ter o dígito verificador (caso seu documento ainda não tenha será necessário tirar uma segunda via para que possa ser acrescentado;
- O interessado deve ser maior de 18 anos, pois não são emitidos documentos para menores de dezoito anos, por não ter responsabilidade legal;
O documento é bastante útil para aqueles que estão a procura de um novo emprego, visto que ele é um dos documentos obrigatórios para registro da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). É preciso lembrar que a solicitação do documento é gratuita, seja por via presencial ou pela internet, existem muitos locais que cobram para tirar o documento, porém a SSP/SP alerta que o documento está disponível gratuitamente pela internet para toda população.
Como tirar a Certidão de Bons Antecedentes
Para emitir o documento o primeiro passo é acessar o website da Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), acesse abaixo:
Emissão de Certidão de Antecedentes Criminais SP
Já na página selecione [Solicitar Atestado] para ter acesso ao formulário de solicitação;
Na próxima página basta preencher os dados a seguir:
- Nome completo (conforme o documento);
- Número do RG com o dígito verificador;
- Data de expedição (data de emissão);
- Data de nascimento;
- Filiação (nome do pai e da mãe);
Após preencher todos os dados, escolha “Pesquisar”. Se todos os dados estiverem corretos conforme a base de dados do Instituto de Identificação, será gerado uma Certidão de Antecedentes Criminais podendo apresentar um resultado positivo para a existência de antecedentes criminais ou então “NADA CONSTA”. O documento não possui um prazo de validade, porém as empresas não costumam aceitar certidões emitidas a mais de 90 dias por questões de segurança.