Início » Atestado de Antecedentes » RJ » Atestado de Antecedentes Criminais no Rio de Janeiro

Categorias

RJ

Atestado de Antecedentes Criminais no Rio de Janeiro

O Atestado de Antecedentes Criminais é um documento de extrema importância para quem está procurando emprego, além disso ele pode ser solicitado em diversas outras situações do dia a dia em que seja necessário comprovar a índole. O atestado não demostra a ficha policial corrida de um cidadão, ele apenas informa uma resposta positiva ou negativa quanto a existência de débitos perante a justiça criminal. Se você mora no estado do Rio de Janeiro veja como solicitar o documento através da internet.

atestado-de-antecedentes-criminais-online

Muita gente conhece o Atestado de Antecedentes Criminais como “Atestado de Bons Antecedentes” que é quando o documento declara que não há a existência de nenhuma pendência com o cidadão até determinada data. Os atestados emitidos hoje em dia, seja de forma presencial ou eletrônica, contam com um dispositivo para verificar a autenticidade, dessa forma é possível proporcionar mais segurança e confiabilidade para o receptor, tal consulta pode ser realiza através da internet, basta utilizar o [Código de Validação] impresso sempre no final do documento.

A solicitação online está disponível para os cidadãos que têm RG (Registro Geral) emitido pelo Detran-RJ ou pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco (IIFP) e cujo documento possua o chamado dígito verificador. Caso sua carteira de identidade tenha sido emitida por outro estado você pode acessar o site da SSP (Secretária de Segurança Pública) do estado responsável e verificar como obter o documento através da internet ou então você pode também solicitar o documento de forma presencial em qualquer posto de atendimento do Rio Simples, basta apresentar o seu RG.

Como solicitar o atestado no Rio de Janeiro

Acesse o site atestadodic.detran.rj.gov.br na tela principal selecione a opção [Solicitar Atestado].
solicitar-atestado-de-antecedentes-rj
Na próxima página preencha todos os campos do formulário de solicitação do Atestado de Antecedentes Criminais. As informações necessárias são: número da carteira de identidade, nome completo, data de expedição do documento, filiação e a data de nascimento. Após preencher todos os campos selecione [Solicitar].
preencha-a-solicitacao-do-atestado-de-antecedentes-criminais
Será gerado um número de protocolo, é importante que você imprima a página ou anote as informações, pois é através desse protocolo de solicitação que você poderá acompanhar o andamento do documento. Para acompanhar o andamento é simples, acesse novamente o endereço atestadodic.detran.rj.gov.br porém desta vez selecione [Consultar Solicitação] para acompanhar a sua solicitação do Atestado de Antecedentes Criminais RJ.
consultar-solicitacao-atestado-de-antecedentes-criminais-rj
Na próxima página basta informar o número do protocolo, nome completo e o número do RG para acompanhar a sua solicitação e verificar se o documento já está pronto para impressão.

Como validar um Atestado de Antecedentes Criminais

O processo de validação deve ser realizado pelo mesmo site mencionado acima, porém o interessado deverá selecionar o campo [Validar Atestado].
validar-atestado-antecedentes-criminais-rj
Posteriormente basta inserir o Código de Validação impresso no final do documento e posteriormente selecionar “Validar”.
pagina-validacao-de-atestado-de-antecedentes-rj
Através dessa última ferramenta será possível descobrir se determinado documento é autêntico ou não.

Caso você encontre dificuldades para solicitar o documento através da internet poderá comparecer a um Posto do Rio Simples com o seu RG e fazer a solicitação do atestado.