Início » Direitos do Consumidor » Procon » Como abrir uma reclamação no PROCON GO OnLine

Categorias

Procon

Como abrir uma reclamação no PROCON GO OnLine

A internet revolucionou completamente a forma com que o consumidor se comunica com as empresas. Na matéria de hoje o site Utilidade vai falar sobre o Web Procon de Goiás, ele é uma iniciativa bem legal do estado que permite que o consumidor abra uma reclamação diretamente no PROCON sem a necessidade de comparecer, dessa forma o atendimento se torna muito mais rápido, pois o preenchimento da reclamação é feita através de um cadastro gratuito no site exclusivo para receber este tipo de reclamação pela internet, chamado de Web Procon.

procon-go

O serviço não abrange apenas a capital Goiânia, ele é válido para todos os municípios do estado de Goiás. Para abrir uma reclamação através dele a única exigência é que a residência do consumidor seja no estado e que ele possua pelo menos um documento da empresa reclamada, que pode ser o CNPJ no caso de empresas jurídicas ou o CPF caso a reclamação seja direcionada a um fornecedor pessoa física.

O estado de Goiás foi um dos pioneiros na implementação do serviço de forma eletrônica. A ferramenta online também permite que o cidadão registre uma denúncia e também cadastre os seus números de telefones (fixo ou celular) para não receber mais ligações de Telemarketing. O bloqueio de ligações de telemarketing é um dos serviços mais buscados pelos consumidores e agora ele também está disponível aos cidadãos de GO.

Registro da reclamação OnLine

A abertura da reclamação pode ser feita via internet, para isso basta que o consumidor interessado acesse o site www.webprocon.com.br e selecione a opção [Cadastre-se como Consumidor] que está disponível logo na parte superior do site, veja na imagem de exemplo abaixo:
1-cadastro-procon-go
Na próxima página será apresentado um formulário como o indicado na imagem abaixo. A partir daí basta que o consumidor preencha todos os seus dados pessoais, informe um e-mail e crie uma senha de acesso para fazer o login na área restrita do site. É importante guardar a senha em local seguro, pois é através dela que você conseguirá acompanhar todas as suas reclamações no site.
2-procon-virtual-goias

Depois que o cadastro já estiver efetuado você poderá registrar a reclamação contra a empresa ou pessoa física que desejar, basta que para isso você tenha pelo menos um documento dela, que pode ser o CNPJ ou CPF. Normalmente esses dados estão disponíveis no site da empresa/loja e também no documento de compra (nota fiscal, cupom, contrato, etc).

O Procon de Goiás é tão completo que ele permite inclusive que sejam anexados arquivos, tais como: notas fiscais, imagens, documentos, contratos, etc, para deixar o registro ainda mais completo.