Início » Documentos » CNH » 2ª via da CNH do Detran SP pode ser solicitada pelo celular

Categorias

CNH

2ª via da CNH do Detran SP pode ser solicitada pelo celular

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) disponibiliza gratuitamente aos cidadãos uma nova alternativa para tirar a segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) trata-se da solicitação através de um aplicativo gratuito para celular e que já está disponível para os sistemas operacionais IOS, da Apple e Android do Google. Com isso o condutor terá a partir de agora três formas para solicitar a 2ª via do documento, podendo ser pessoalmente, pela internet através do Portal do Detran.SP e agora também por meio do aplicativo para celulares e tablets. O serviço promete facilitar ainda mais a vida dos cidadãos já que grande parte dos brasileiros tem acesso à internet por meio do celular.

aplicativo-do-detran-sp-para-celular

No ano passado cerca de 230 mil documentos foram solicitados através do site do Detran sem que o cidadão precisasse comparecer. Esse ano a expectativa é que o número de solicitações sem atendimento presencial aumente, já que o aplicativo para celular é a opção mais cômoda e segura para a maioria dos brasileiros.

Como usar o aplicativo para celular para pedir a 2ª via da CNH

O procedimento é bastante simples. Primeiro o condutor deverá buscar na loja de aplicativos do seu celular por “Detran.SP” (sem aspas) para então baixar o aplicativo, que é gratuito. Com o aplicativo já instalado no celular o cidadão deverá fazer login utilizando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha cadastrada no portal do Detran SP, a senha é a mesma utilizada pra acesso ao site pelo computador, caso ainda não tenha cadastro deverá providenciar por meio de um navegador compatível.

Funcionalidades
Pelo aplicativo é possível ter acesso as seguintes aplicações:

  • Consulta de veículos – débitos e restrições;
  • Consulta de pontos na CNH (Carteira Nacional de Motorista);
  • Pedir a 2ª Via da CNH;
  • Consulta de pedidos feitos ao Detran SP;

O aplicativo do Detran do estado de São Paulo ainda serve para consultar multas e pontuações da CNH, além de débitos e restrições de veículos. A ideia do aplicativo foi para facilitar ainda mais o acesso aos serviços do Detran e diminuir o número de solicitações presenciais. Já que pelo aplicativo o condutor pode solicitar que o documento seja enviado através dos Correios, sob o custo de R$11,00 adicionais e mais R$33,23 da taxa de emissão do documento.

Com o aplicativo o condutor fica ainda mais próximo dos serviços oferecidos pelo Detran-SP pois pode acessá-los de qualquer lugar, aproveite e baixe na loja de aplicativos do seu celular e conte com mais essa facilidade. Se é útil você lê aqui no site Utilidades.org!