Início » Documentos » Veículos » São Paulo disponibiliza Licenciamento pela rede bancária

Categorias

Veículos

São Paulo disponibiliza Licenciamento pela rede bancária

O Detran de SP disponibiliza o licenciamento via rede bancária e pelo internet banking. Essa é a opção mais barata para licenciar seu veículo sem a ajuda de um despachante.

O Estado de São Paulo disponibiliza o licenciamento online de veículos, pelo internet banking dos maiores bancos do país é possível pagar o Licenciamento Anual do Veículo (LAV) que inclui o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), taxa de licenciamento, DPVAT (seguro obrigatório) e eventuais multas. A vantagem de licenciar via internet ou pela rede bancária é que o condutor receberá um novo documento por Correios em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Licenciar um veículo por despachante custa mais caro, pois é preciso pagar por um intermediário. Em média o licenciamento via despachante custa, no mínimo, R$100 a mais. Há muitos proprietários que não sabem que podem realizar o licenciamento online ou pela rede bancária credenciada.

São duas as opções para fazer o licenciamento:

  • Pelo site do banco – É necessário que o proprietário tenha acesso ao internet banking e esteja habilitado para realizar transações online. No menu de pagamentos basta procurar por Licenciamento > DETRAN SP.
  • Direto em uma agência de um banco credenciado;

Seja pela internet ou via agência, para licenciar você precisará ter em mãos o número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo), Placa e CPF/CNPJ do proprietário. Antes de confirmar o pagamento será apresentado o custo total para licenciamento do veículo na data da consulta.

Após pagar o Licenciamento o condutor precisa aguardar até 2 dias úteis para receber o código de rastreamento do documento que é enviado via Correios. O proprietário também será notificado sobre o rastreamento caso tenha o aplicativo do Detran-SP no celular (necessário que o veículo esteja no cadastro).

Bancos credenciados: Itaú , Bradesco, Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Citibank, HSBC (Bradesco), Mercantil do Brasil, Panamericano, Safra, Santander e Schahin.

Importante: O condutor só deve optar pela entrega via Correios caso o endereço esteja atualizado junto ao Detran. Caso o veículo esteja com o endereço desatualizado o proprietário pode optar por licenciar sem a entrega por Correios e retirar o documento na sede de registro do veículo ou então fazer a atualização cadastral antes de prosseguir com o licenciamento anual.