Início » Boletim de Ocorrência » Rio Grande do Sul » Rio Grande do Sul tem delegacia online para registro de BO

Categorias

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul tem delegacia online para registro de BO

Nos municípios gaúchos já é possível fazer o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) sem precisar comparecer a uma delegacia de polícia, o serviço só é possível graças a Delegacia Online do Rio Grande do Sul que foi criada pela polícia civil e pela Secretária de Segurança Pública (SSP). Atualmente estão disponíveis cerca de sete tipos de registros, entre eles a perda, furto, ofensas, maus-tratos, pertubação de sossego, localização de objetos e acidentes de trânsito em que não há vítima lesionada. O serviço tem por objetivo diminuir a demanda e também dar mais agilidade no atendimento a população, já que hoje em dia grande parte da população do estado tem acesso a um computador com internet.

delegacia-online-rs

Por meio eletrônico só é permitido o registro das ocorrências listadas abaixo. O comunicante precisa ter mais de dezoito anos e possuir um endereço de e-mail para cadastro no site da Delegacia de Polícia Online RS.

Registros

  • Perda, furto ou extravio de documentos, celulares ou objetos;
  • Maus-tratos contra animais;
  • Pertubação de sossego;
  • Localização de objeto perdido;
  • Acidente de trânsito sem vítima lesionada (apenas danos materiais);

É importante lembrar que a falsa comunicação e registro de ocorrência é considerado crime, podendo ser punido pelo artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

Como fazer um BO pela internet

Para fazer o registro e consequentemente solicitar o documento, acesse www.delegaciaonline.rs.gov.br já na página principal selecione o tipo de ocorrência que deseja cadastrar, logo será solicitado o número do seu e-mail (endereço eletrônico) e também gerado um número de protocolo. O preenchimento do Boletim de Ocorrência é simples, recomendamos que informe o máximo possível de informações, pois é ele o registro do fato, que também serve para ajudar a polícia a investigar ou melhorar a segurança em determinada região.

A Delegacia Eletrônica do Rio Grande do Sul conta com uma equipe de retaguarda, é dela a função de validar ou não a ocorrência, gerando dessa forma o BO. A validação dos dados e consequente liberação do Boletim acontece em dias úteis, das 8h30 às 18h, mas o registro pode ser efetuado a qualquer momento pela internet. Caso necessite do documento com urgência, por favor compareça a uma Delegacia de Polícia mais próxima, pois a Delegacia Online por enquanto não dispõem de serviço de plantão 24 horas. Segundo a SSP há um estudo para acrescentar outros tipos de registro ao serviço, tal como já existem em alguns estados.