Início » INSS » Qual é a diferença entre NIT, NIS, PIS ou PASEP?

Categorias

INSS

Qual é a diferença entre NIT, NIS, PIS ou PASEP?

O número dos documentos é o mesmo, só muda a nomenclatura de acordo com a forma que o trabalhador foi cadastrado inicialmente na Previdência Social.

Em algumas situações o cidadão precisa apresentar um número de inscrição social, o Brasil não possui esse documento padronizado, temos o NIT, NIS, PIS e PASEP, embora cada um deles seja um documento diferente, um documento pode substituir o outro, por isso é comum que no ato da solicitação do documento você veja a seguinte mensagem: 1 número de inscrição social que pode ser o PIS, PASEP, NIT ou NIS, neste artigo explicaremos sucintamente qual é a diferença entre esses documentos e, também, como emitir pela internet de forma gratuita.

agencia-da-previdencia-social-inss

PIS – O PIS é o Programa de Integração Social, ele é gerado pelo empregador, comum quando o trabalhador consegue um emprego registrado no setor privado, ele é utilizado pelo empregador para contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

PASEP – Já o PASEP é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, ele também tem o objetivo de contribuir para a aposentadoria e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) mas, diferentemente do PIS, ele é emitido APENAS para o trabalhador que é Servidor Público, ou seja, trabalha para o governo.

NIS – O Número de Inscrição Social é um número de documento que serve para receber benefícios do governo, tal como: Bolsa Família, Bolsa Aluguel, Cartão do Cidadão, Minha Casa Minha Vida, etc.

NIT – Já o NIT é emitido pela internet, serve para contribuir com o INSS da mesma forma que os outros três documentos citados, mas, diferentemente deles, o próprio cidadão pode emitir pela internet no site da Previdência Social (Veja aqui como emitir o NIT que substitui o PIS, PASEP ou NIS).

Quem já trabalhou registrado já é inscrito pelo empregador no PIS. Quem começou a carreira como servidor público tem a inscrição automática no PASEP. Já aqueles que receberam algum benefício social do governo são cadastrados, automaticamente, no NIS (Número de Inscrição Social). Por último, se o trabalhador quiser pode obter um número de NIT pela internet para contribuir com o INSS de forma individual ou facultativa, mesmo que nunca tenha trabalhado.

A diferença entre o NIS, NIT, PASEP ou PIS está apenas na forma como ele é emitido e o objetivo principal. No geral o número é único, ou seja, se você tem um PIS e emitir um NIT, o número será o mesmo, e assim por diante, pois o cadastro é unificado junto a Previdência Social (INSS) para facilitar as contribuições.

De forma resumida o NIS, NIT, PIS e PASEP possui o mesmo número, pois ele tem exatamente o mesmo objetivo. É por isso que as empresas solicitam apenas um número de inscrição social, que pode ser o PIS, NIS, NIT ou PASEP, não sendo necessário apresentar mais de um documento.