Início » INSS » Por que o resultado da perícia do INSS não é entregue no mesmo dia?

Categorias

INSS

Por que o resultado da perícia do INSS não é entregue no mesmo dia?

Você já passou por uma perícia do INSS? Caso a resposta seja afirmativa já deve ter notado que os médicos (peritos) não fornecem o resultado no mesmo dia, eles sequer podem informar se o pedido foi ou não aprovado. Todos os funcionários da Previdência Social são orientados a informar o segurado que o resultado será encaminhado por correspondência ou então poderá ser consultado via internet após às 21h do dia da perícia. Você sabe o porquê isso acontece?

A Previdência Social não permite que o perito informe o resultado da perícia por questões de segurança do profissional. O perito geralmente toma a decisão no momento da consulta, inclusive a informação já é lançada no sistema do INSS.

Há duas opções para ter acesso ao resultado:

  • VIA CORRESPONDÊNCIA – Essa é a opção mais tradicional, ela é utilizada pela maioria dos segurados para descobrir se o pedido foi ou não deferido. O INSS envia uma correspondência com o resultado da perícia, basicamente o documento diz se foi ou não aprovado.
  • VIA INTERNET – A consulta pela internet é a menos utilizada pela população, já explicamos aqui o passo a passo para ter acesso ao resultado no mesmo dia da perícia. O resultado online é liberado após às 21h do dia da perícia.
INSS resultado perícia
Página na internet permite consultar o resultado da perícia do INSS no mesmo dia da consulta (após às 21h).

INSS está falido – A conta do INSS não fecha, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não tem dinheiro para pagar a todos os segurados, diante disso, os peritos têm dificultado a concessão de benefícios por incapacidade (aposentadoria ou auxílio-doença), infelizmente essa é a realidade do nosso país!

Caso seu pedido tenha sido recusado uma nova perícia poderá ser realizada em até 30 dias corridos após a notificação. A nova perícia será, obrigatoriamente, com outro profissional do INSS.