Início » Utilidade Pública » Intimação ou BO de delegacia por e-mail é vírus

Categorias

Utilidade Pública

Intimação ou BO de delegacia por e-mail é vírus

E-mail com vírus se passa por delegacia, Ministério Público e Tribunal de Justiça para enganar internautas. Nenhum órgão faz intimação via e-mail pedindo para clicar em link.

Muitos usuários estão recebendo um e-mail com uma suposta intimação. O e-mail usa o nome de vários órgãos e instituições para obter credibilidade do internauta. Ao clicar no link do e-mail um vírus que rouba dados do usuário (cartão de crédito e contas bancárias) é instalado no computador da vítima. É importante que o cidadão nunca clique em links do tipo, a recomendação é excluir imediatamente após o recebimento.

Falsa intimação com vírus é enviada por e-mail se passando por delegacias e diversos órgãos. E-mail contém vírus (divulgação)
Falsa intimação com vírus é enviada por e-mail se passando por delegacias e diversos órgãos. E-mail contém vírus (divulgação)

Nenhuma instituição envia intimação de boletim de ocorrência ou de processos por meio da internet. A intimação é feita apenas por oficiais de justiça ou por carta registrada para garantir a identificação do recebedor.

Ao ler que foi registrado um BO (Boletim de Ocorrência) ou feita uma intimação na justiça em seu nome, a pessoa acaba se desesperando e clica no e-mail para ver o que aconteceu. Com o vírus instalado na máquina o golpista captura informações bancárias e de cartões de crédito.

Para dar credibilidade ao golpe e estimular a pessoa a clicar no link do e-mail e, consequentemente, instalar o vírus no computador, os crackers (“hackers que usam o conhecimento para aplicar golpes e prejudicar pessoas”) utilizam o nome de instituições e órgãos como:

  • Polícia Civil;
  • Delegacia Eletrônica;
  • Ministério Público;
  • Defensoria Pública;
  • MPSP, MPRJ, etc (Ministério Público Estadual);
  • Delegacia da Mulher;

Nenhum dos órgão mencionados acima envia e-mail com intimações. Jamais clique em e-mails com links se passando por esses órgãos!
Muitas vezes os golpistas colocam até o nome da vítima para dar ainda mais credibilidade ao e-mail. Não é difícil conseguir o nome completo de um usuário de e-mail, basta que um banco de dados seja roubado ou caia em mãos erradas. Por isso é muito importante tomar cuidando ao preencher um cadastro na internet. O site é realmente confiável?
DICAS:

  • Se receber um e-mail falando de algum Boletim de Ocorrência registrado contra você ou intimação de algum órgão, apague-o, é vírus! Estamos no século XXI, mas nenhum órgão envia intimação por e-mail, para esse papel ainda existe a figura importantíssima do Oficial de Justiça.
  • Cuidado ao preencher cadastros duvidosos com seu nome e e-mail, suas informações podem ser usadas em tentativas de golpes como esses;
  • Tenha, preferencialmente, um e-mail só para bancos e sites de financeiras (não use o mesmo e-mail de redes sociais);
  • Jamais clique em arquivos executáveis (exemplo: .exe) em e-mails;
  • Tenha sempre um antivírus atualizado no computador;