Início » Finanças » Forma mais fácil para emitir o carnê DAS MEI

Categorias

Finanças

Forma mais fácil para emitir o carnê DAS MEI

Conheça dois aplicativos que são indispensáveis para quem é MEI, não perca mais o pagamento de nenhuma DAS-MEI.

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) precisa pagar mensalmente uma contribuição, cujo valor é bastante acessível, entre R$45 e R$51,00 por mês. Além de cumprir a legislação para manter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o empreendedor ainda terá assegurado benefícios junto a Previdência Social, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), neste artigo ensinaremos uma forma mais fácil e acessível para emitir e pagar o carnê DAS (Documento de Arrecadação Simplificado), que nada mais é do que um boleto bancário para pagamento.

Hoje em dia quase todo mundo tem um smartphone com acesso à internet. A Receita Federal do Brasil (RFB) desenvolveu um aplicativo para Android e IOS (iPhone) pelo qual é possível consultar e emitir o boleto bancário do MEI (Microempreendedor Individual), além disso, é possível conferir se o contribuinte está com as obrigações em dia.

O aplicativo informa se a contribuição mensal está pendente, atrasada ou paga, ele também gera um boleto bancário atualizado, caso o pagamento esteja atrasado. Após o pagamento da DAS pode demorar até 7 dias úteis para que ela conste como paga no aplicativo (prazo de compensação bancária).

app-das-mei

Além do APP oficial do MEI criado pela Receita Federal, indicamos também o aplicativo Qipu, ele é emitido por um parceiro do Sebrae, é muito mais completo que o da RFB, pois envia lembretes para pagamento da DAS-MEI e permitira tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do MEI e seus benefícios.

Para baixar o APP Qipu acesse o site www.qipu.com.br ou busque na Apple Store ou Google Play, a aplicação é totalmente gratuita!

Nós recomendamos que tenha os dois aplicativos instalados, mas que utilize apenas um para evitar pagamentos duplicados.

Entre os dois aplicativos eu prefiro o Qipu, pois ele é mais completo, ajuda inclusive a fazer a Declaração Anual.