Início » Atestado de Antecedentes » MG » Como tirar o Atestado de Antecedentes Criminais em Minas Gerais

Categorias

MG

Como tirar o Atestado de Antecedentes Criminais em Minas Gerais

Para tirar uma Certidão de Antecedentes Criminais já não é mais necessário comparecer a uma delegacia ou posto de atendimento, isto porque o serviço já está disponível através da internet na maioria dos estados brasileiros. Em Minas Gerais não é diferente, através da tecnologia qualquer cidadão pode obter o documento que apresenta uma resposta positiva ou negativa referente a existência de débitos com a justiça. A certidão emitida através da internet tem a mesma validade do documento emitido por uma delegacia, isso porque ele é muito seguro, qualquer cidadão pode verificar a autenticidade junto ao site da Polícia Civil de Minas Gerais ou do estado onde ele foi emitido.

atestado-de-antecedentes-criminais-online

A ferramenta é disponibilizada no site da Polícia Civil do estado de Minas Gerais, porém é necessário que o documento de identificação (RG) tenha sido emitido no próprio estado, caso contrário a solicitação do documento deverá ser feita pessoalmente ou então diretamente no website da Secretária de Segurança Pública do estado onde o documento de identificação foi emitido.

Só é possível emitir a Certidão de Antecedentes Criminais de maiores de 18 anos, isso porque os menores de idade não têm obrigação legal segundo a atual legislação brasileira, por essa razão em nenhuma hipótese o documento pode ser exigido de menores de dezoito anos, pois nem mesmo o sistema consegue emitir tal documento. Então apenas maiores de 18 anos completos podem solicitar o Atestado de Antecedentes Criminais, seja pela internet ou pessoalmente em um Posto de Identificação.

Requisitos
Ser maior de 18 anos;
Ter um documento de identidade emitido pelo estado de Minas Gerais (se o documento for de outro estado você deve solicitar pessoalmente em um posto de atendimento ou pela internet no respectivo site da polícia civil do seu Estado);

Como tirar o Atestado de Antecedentes Criminais em Minas Gerais pela internet

O procedimento é bastante simples, basta que o usuário acesse o site wwws.pc.mg.gov.br/atestado e na tela principal selecione “SOLICITAR”.

emissao-atestado-de-antecedentes-criminais-mg-tela-inicial
Na próxima tela você deve preencher o número do seu RG (Registro Geral), nome completo e data de nascimento. Após tudo preenchido preencha o caracteres da imagem de validação (captcha) e depois selecione “solicitar”. Caso todos os dados estejam corretos será gerado uma [Certidão de Antecedentes Criminais] tal documento pode apresentar um resultado negativo ou positivo referente a existência de débitos com a justiça.

emissao-atestado-de-antecedentes-criminais-mg-formulario

A validade da certidão é de 90 (noventa) dias, porém o período recomendado para utilização é de até 30 trias. Sempre que o cidadão precisar poderá solicitar uma nova via gratuitamente através da internet, basta acessar o site da Polícia Civil de Minas Gerais.